5 erros mais comuns na hora de criar seu planejamento de marketing digital
Aprenda quais as atitudes que você deve evitar na hora de construir um plano de marketing

5 erros mais comuns na hora de criar seu planejamento de marketing digital

Aprenda quais as atitudes que você deve evitar na hora de construir um plano de marketing

Luiza Matos
Luiza Matos

Em um artigo anterior explicamos para você o passo a passo para criar seu próprio planejamento de marketing e hoje trazemos cinco erros comuns que podem acontecer durante essa preparação.

O planejamento de marketing digital é uma importante ferramenta para sua empresa conquistar a tão desejada presença online e começar a gerar resultados através dos conteúdos que produzem.

Ter conhecimento desses erros comuns é importante para evitar que eles aconteçam e acabem prejudicando seu negócio.

1. Não fazer conteúdos focados para seu público alvo

Para atingir os resultados esperados é necessário planejamento e parte desse planejamento é, principalmente, mapear seu público. Para que um plano de marketing funcione é fundamental pensar em formas de chamar e prender a atenção do seu público específico.

Mesmo que a intenção seja atingir o maior número de pessoas possível, é preciso definir um consumidor ideal. Se seu plano de marketing estiver agradando seu consumidor ideal, maiores as chances de mais pessoas se interessarem pela sua marca e produtos.

Através do conceito de persona é possível criar uma representação semificiticia do que seria esse consumidor ideal. Dar um rosto para essa pessoa pode facilitar muito o momento de adotar uma abordagem. Criar uma mensagem mais direcionada aumenta as chances de atingir justamente aquele usuário que irá fechar negócio com a sua empresa.

2. Não diversificar sua área de atuação

De nada adianta fazer um plano de marketing super elaborado, mas que foque em apenas uma rede social. Como é de conhecimento geral, dentro do mundo dos negócios nunca devemos investir todo nosso dinheiro em apenas uma área. Quem faz isso acaba ficando mais vulnerável a situações inesperadas e pode vir até mesmo a perder dinheiro.

O fato é que cada rede social consegue atingir um público diferente, devido a suas particularidades. Na hora de elaborar um plano de marketing é necessário pensar em uma linguagem específica para cada uma delas.

Para que sua empresa consiga se garantir no ambiente online, é essencial estar presente em diversas plataformas, produzindo conteúdo de qualidade em cada uma delas. Entendo suas particularidades de ferramentas e público, é possível criar um conteúdo personalizado que irá enfim gerar os resultados esperados.

Confira nosso artigo sobre como tirar boas fotos para o Instagram e gerar resultados.

3. Excesso de postagens

Imagine a seguinte situação: Você começa a acompanhar o perfil de uma marca, mas todas as vezes que você vai usar suas redes sociais aparecem milhares de postagens dessa mesma empresa. Muito provavelmente você irá enjoar de ver conteúdos sempre sobre o mesmo assunto e as chances de você deixar de seguir aquela página são grandes.

Você não quer que isso aconteça com os seus seguidores, não é mesmo? É por esse motivo que regular uma frequência de postagens é tão importante. Para garantir o sucesso das suas campanhas, além do conteúdo, é necessário planejar também o horário e quantidade de postagens.

No começo, faça testes de horário e quantidade de postagens. Dessa forma, você poderá avaliar quais são os períodos onde tem um maior número de usuários interagindo com as suas publicações.

4. Deixar de analisar seus resultados

Um bom planejamento não abre espaço para achismos. Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao offline é a quantidade de ferramentas disponíveis para a mensuração de resultados.

Para cada uma das plataformas online, existe uma métrica que pode ser aplicada para mensurar os resultados de suas campanhas.

Por isso, não deixe de apostar em técnicas como:

*Cálculo de retorno sobre investimento;

*Taxas de conversão e rejeição;

*Custo de aquisição dos clientes;

*Entre outras tantas métricas.

É através delas que você será capaz de avaliar se sua campanha está indo bem ou não.

5. Não estabelecer metas

Estabelecer metas é um dos primeiros passos da criação de um plano de marketing. Para garantir que suas metas sejam definidas corretamente, mantenha alinhados o histórico de crescimento da sua empresa à uma pesquisa aprofundada sobre o mercado. Dessa forma, será possível criar metas que sejam realistas e compatíveis com sua realidade.

Infelizmente, é um erro bastante comum as empresas ignorarem o próprio mercado e espelharem suas ações de marketing usando de referência grandes marcas, que fogem completamente da realidade do próprio negócio.

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