Aprenda a montar um calendário de publicações para as redes sociais
Confira dicas importantes para que você monte um calendário efetivo de postagens na página do seu negócio!
Confira dicas importantes para que você monte um calendário efetivo de postagens na página do seu negócio!
Aprenda a montar um calendário de publicações para as redes sociais
As mídias sociais são as melhores ferramentas que uma empresa pode utilizar para anunciar seus produtos e serviços. Estas mídias sociais permitem consistentemente um maior alcance, e os investimentos se adequam facilmente, conforme suas necessidades. A melhor forma de conseguir bons resultados é apostar em publicações periódicas e organizadas, por isso é necessário um planejamento de cronograma de mídias sociais.
No que consiste o calendário de mídias sociais?
Descrevendo de forma resumida, um cronograma de mídias sociais se estrutura a partir de ideias convertidas em posts organizados por data, hora de publicação e canais em que vão aparecer, tudo isso obedecendo a uma estratégia em Marketing Digital em cada uma das mídias sociais. Continue a leitura conosco e confira os principais itens para organizar a influência digital de seu empreendimento!
Quais os pontos positivos em um cronograma de postagem?
Maior consistência e frequência: você saberá o que e quando postar; de forma que as postagens nas mídias sociais sejam feitas com constância;
Maior organização: tendo o cronograma de postagens, você poderá organizar todos os conteúdos por tema e planejar estrategicamente o dia mais adequado para postá-los;
Antecedência: a tendência é você dominar as ideias com maior praticidade, já que você e seu time estarão juntos trabalhando para postar os conteúdos nas mídias sociais;
Otimização de tempo: podemos chamar também de gestão de tempo, pois você não levará horas para planejar, assimilar o conteúdo e executá-lo.
Passos para obter um cronograma efetivo
1. Os conteúdos com melhor performance devem ser analisados
O primeiro item a ser pensado é analisar quais os conteúdos estão com os melhores resultados. Essa análise é essencial para que seja definida a estratégia de conteúdo do cronograma. Podendo realizá-lo através das métricas das próprias mídias sociais, como o Instagram e Facebook Insights.
2. Frequência e Horário devem ser determinados
Mais um item importante de um cronograma de mídias sociais é a determinação da frequência e dos melhores horários para as postagens. Para saber isso, deve-se levar em consideração os hábitos e preferências do público-alvo escolhido, e também as características de cada mídia social.
No Pinterest, por exemplo, as postagens costumam gerar melhores resultados nos horários noturnos, mais especificamente 00h e 02h. Se tratando do LinkedIn, as pessoas e empresas são muito mais ativas no horário da manhã e horário de almoço, obviamente porque são os ápices dos horários comerciais.
Lembremos que quanto maior a frequência de posts, mais efetivo será o desempenho. Então, antes de ter o cronograma criado, deve-se pensar nestes fatores.
3. Estabeleça uma lista de conteúdos permanentes
Este item é para o caso de você e/ou sua equipe precisem reforçar um tema. Pode acontecer de os mesmos posts das mídias sociais terem que aparecer de forma repetida, como por exemplo, a divulgação de uma landing page. Se souber antecipadamente o que vai ser feito, você vai preencher alguns dias do seu calendário de postagem e já vai ter resolvido uma parte do problema.
4. Determine os temas
A área editorial é uma parte essencial do marketing de mídias sociais. Sem esta área, não terá um planejamento consistente. Nas mídias sociais, é importante que seus conteúdos sigam 4 tipos de conteúdo: educativo, inspirador, de entretenimento e de comércio. As postagens dos conteúdos de vendas, (daquelas que geram conversões), não podem ultrapassar mais de 20% do seu cronograma de postagem. Por sua vez, o conteúdo educativo deve ser inserido na maior parte do seu calendário, pois ele agrega mais valor à vida do cliente e chama mais a atenção de quem visualiza.
5. Utilize de alguma inspiração ou referência se necessário
Para criar seus próprios conteúdos para as mídias sociais, você pode reunir inspirações e referências no momento de planejar suas ideias. Uma boa opção é criar uma pasta ou um documento com todos os itens em que você se inspira ou busca tirar alguma referência. Nos conteúdos, também temos de inserir os textos; neles devem ser inseridos os melhores termos a serem ranqueados para que seu post nas mídias sociais seja mais efetivo. Este processo tem nome: SEO, ou Search Engine Optimization, ou em português, otimização de mecanismos de busca, é o processo que pode proporcionar um melhor posicionamento no tráfego orgânico, inclusive nas postagens de mídias sociais.
Para quem cuida de palavras-chave, o ideal é buscar por ferramentas de palavras-chave para que seu SEO seja mais efetivo juntamente ao conteúdo das mídias sociais; alguns exemplos são:
Answer The Public, Google Trends, Buzzsumo, além de outras ferramentas de SEO.
Com a Mazukim, você contará com uma equipe de Gestão de Mídias Sociais que ajudará você com as postagens na página de seu negócio, com envio de relatórios de desempenho, criação de campanhas ilimitadas, indicação de oportunidades, criação de landing page, criação de posicionamento de marca e muito mais! Entre em contato conosco!
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