Scripts do Google Ads (Adwords Script) - Conceituando e Criando Instruções Básicas

Scripts do Google Ads (Adwords Script) - Conceituando e Criando Instruções Básicas

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 12 de Abril de 2019 às 22:17 | Atualizado em 14 de Julho de 2019 ás 02:16

Na última postagem sobre Scripts do Google Ads (Adwords Script), você aprendeu a identificar elementos no layout, estrutura básica de instrução e o primeiro comando. Caso você ainda não tenha lido, recomendo que antes de continuar nesta postagem, leia primeiro Scripts do Google Ads (Adwords Script): Como Acessar e Criar as Primeiras Instruções

Para que você possa começar a fazer scripts que tenham relevância em seu cotidiano de trabalho é fundamental ir conhecendo alguns elementos básicos que compõe os scripts no Google Ads. Eu irei fazer com que você conheça e se familiarize com os scripts do Google Ads, simulando problemas (do mais simples ao mais complexo) e então criando scripts para solucionar estes problemas, fechado? Vamos lá!

1º Problema: Preciso Exibir a Primeira Palavra Chave que eu Tenho na Campanha:

Bom, eu sei que exibir qual é a primeira palavra chave de uma campanha, teoricamente, possivelmente não é algo que nos ajudará a melhor performar uma campanha, contudo, assim como citei acima, vamos iniciar com resoluções de problemas simples, chegando a problemas mais complexos, desta forma tenho certeza que para você trabalhar com os scripts do Google Ads será super tranquilo.

Solução do Problema:

Imaginando que você já esteja em seu ambiente de inserção dos scripts, assim como expliquei na postagem passada ( Scripts do Google Ads (Adwords Script): Como Acessar e Criar as Primeiras Instruções ), então iremos escrever a seguinte instrução:

  1. function main() {
  2. var keywords = AdsApp.keywords().get();
  3. var palavra_chave = keywords.next();
  4. Logger.log(palavra_chave.getText());
  5. }


Explicando:

  1. function main() {
    Conforme já estudamos na postagem anterior está é a função principal para que possamos iniciar um script, sem ela o compilador do Google Ads não irá reconhecer as próximas instruções;

  2. var keywords = AdsApp.keywords().get();
    Na linha acima, a palavra keywords é o que chamamos de variável, precisaremos utiilizar variáveis em muitas oportunidades ao decorrer das instruções que formos criando. Uma variável nada mais é do que um objeto ao qual irá armazenar algum dado ou informação para que nós possamos utilizar em diversos momentos de nosso script.

    Uma variável pode ter qualquer nome (exceto utilizar caractere especial ou espaço), eu escrevi keywords, entretanto se fosse qualquer outro nome não haveria problema algum, contudo utilizei keywords, pois é um nome que representa bem o que está variável irá armazenar, onde neste caso é o objeto keywords(), que está contido na classe AdsApp. Ao declarar uma variável insira a palavra var esta palavra indicará ao compilador que estamos criando uma variável.


    Nota: Atualmente já não se precisa mais escrever var ao declarar uma variável, contudo nada de errado acontecerá se você continuar escrevendo, pelo contrário, me parece que o script fica mais fácil de ser lido.

    O nome variável já deixa claro que, o que ela irá armazenar é tudo aquilo que tem variações, não é constante. Assim como nossas palavras chave, podemos alterar, inserir e remove-las a qualquer momento, correto? Então precisaremos de uma variável para armazena-las, desta forma sempre que precisarmos, poderemos utilizar esta variável que conterá as palavras chave de nossos grupos de anúncios.

    AdsApp é uma classe. Estamos utilizando esta classe, pois precisamos de um objeto que está dentro desta classe, neste caso é o objeto keywords(), precisamos deste, pois é através dele que podemos manipular nossas palavras chave, visualizar, pausar, remover, alterar cpc, dentre outras ações.

    get() o get é o método que nos dá acesso a classe AdsApp, sem a sua utilização não é possível "pegar" nada que está contido nesta classe. Logo então, sempre que precisarmos acessar elementos dentro de uma classe, precisaremos utilizaremos o método get().

  3. var palavra_chave = keywords.next();
    Na linha acima, observamos que foi criada uma variável chamada palavra_chave, esta variável irá armazenar o que a variável keywords (aquela que criamos anteriormente) está acessando no objeto keywords(), cujo neste caso é a palavra chave encontrada.

    O método next(), está "pegando" a primeira palavra chave encontrada e a armazenando na variável palavra_chave, precisamos de declarar keywords.next(), pois o next() é um método do objeto keywords, logo a variável keywords tem que ser utilizada, pois é ela quem dá acesso a manipulação deste objeto, conforme foi explicado mais acima.

  4. Logger.log(palavra_chave.getText());
    Temos na linha 4 um comando ao qual já aprendemos para o que serve na postagem anterior, a Logger.log, ela é a responsável em exibir o resultado na tela de nosso compilador de código. Neste caso ela irá exibir o texto que foi "pego" na variável palavra_chave.

    O método getText() tem a função de pegar o texto que foi encontrado na consulta que fizemos. Utilizamos a variável palavra_chave, a fim de que fosse possível utilizar o getText(), uma vez que ele faz parte do objeto keywords().


Visualizando a Instrução:

Agora que escrevemos nossa instrução, iremos testar, de acordo como foi explicado na postagem anterior. Primeiro devemos autorizar o script, dar um nome a ele e então clicar em visualizar, veja abaixo como ficou a instrução no meu compilador e qual foi o resultado obtido:

Na imagem acima temos o nome dado ao script, o script criado e no final, o resultado sendo exibido na guia registro.

Eu estou utilizando a conta da Mazukim para fazer os testes e uma das palavras chave que utilizamos em nossas campanhas é empresa que faz site, esta então foi exibida. Agora salve o script que fizemos e vamos partir para solucionar o próximo problema!

2º Problema: Preciso Exibir Todas as Palavras Chave que eu Tenho nas Campanhas:

Neste caso a proposta é exibir todas as palavras chave, não somente a primeira. Neste script será preciso utilizar laços de repetição, desta forma você aprenderá o que é e como deve ser utilizado.

Crie uma nova área para inserção de scripts, vamos nomea-la como mostrar_todas_as_palavras e o script será o disposto abaixo:

Solução do Problema:

  1. function main(){
  2. var keywords = AdsApp.keywords().get();
  3. while (keywords.hasNext()) {
  4. var palavra_chave = keywords.next();
  5. Logger.log(palavra_chave.getText()); } }


Explicando:

Na solução apresentada acima, a única diferença encontrada para a solução que definimos para o primeiro problema, está na linha 3. Na linha 3 temos o comando while, que tem a função de fazer tudo que estiver entre suas chaves { } repetir, até que uma condição seja satisfeita.

Na linha 3, nós temos a seguinte instrução: while (keywords.hasNext()) { o while é o nosso laço de repetição, ele fará com que nossa instrução seja repetida até que ainda existam palavras chave em nossos grupos de anúncios. O método hasNext() está sendo o responsável em buscar a próxima palavra chave que tem a seguir, logo então enquanto o hasNext() não "disser" que não tem mais palavras chave, o laço de repetição, while, continuará rodando.

Sempre que precisarmos repetir a mesma instrução diversas vezes, até que uma condição seja satisfeita, devemos utilizar laços de repetição. Neste exemplo, para solucionar o problema nós precisávamos de exibir todas as palavras chave, então o laço de repetição foi usado, a fim de que todas as palavras fossem exibidas, confira abaixo o script e o resultado na guia registros.

Na imagem acima está sendo apresentada todas as palavras chave que estão contempladas nas campanhas. Problema resolvido!

3º Problema: Exibir todas as palavras chave com CPC (Custo por Clique) acima de R$ 2,00:

Neste momento passaremos a abordar as condições dentro das instruções. Só iremos exibir as palavras chave que tiverem um CPC acima de R$ 2,00, neste caso então, observe que os nossos scripts anteriores serão reutilizados, pois precisaremos saber quais são as palavras chave que temos nas campanhas e condicionar a só exibir se o seu CPC estiver maior do que R$ 2,00, vamos nomear este script com mostrar_palavras_com_cpc_maior_dois.

Solução do Problema:

  1. function main() {
  2. var keywords = AdsApp.keywords()
  3. .forDateRange("LAST_30_DAYS")
  4. .withCondition("AverageCpc > 2")
  5. .get();
  6. while(keywords.hasNext()) {
  7. var palavra_chave = keywords.next();
  8. Logger.log(palavra_chave.getText()); }}

Explicando:

No script acima incrementamos o comando withCondition(""), ele é o responsável em nos permitir dispor condições dentro de nossas instruções. Na linha 4 a instrução ficou .withCondition("AverageCpc > 2"), a função está "dizendo" que a condição é que o CPC Médio (AverageCpc) seja maior do que R$ 2,00.

Sempre que formos utilizar o withCondition("") precisaremos colocar entre aspas "" qual a condição desejada, seguindo fielmente a distinção entre maiúscula e minúscula. No exemplo para solucionar o problema, utilizamos o AverageCpc, que corresponde ao CPC Médio, entretanto existem diversas opções que podemos utilizar para satisfazer outros problemas, abaixo listo algumas métricas que precisaremos utilizar ao longo das soluções de nossos problemas:

AverageCpc

Exemplo de Aplicação: withCondition("AverageCpc < 1.45")

AverageCpm

Exemplo de Aplicação: withCondition("AverageCpm > 0.48")

AverageCpv

Exemplo de Aplicação: withCondition("AverageCpv < 0.23")

AveragePageviews

Exemplo de Aplicação: withCondition("AveragePageviews > 0")

AveragePosition

Exemplo de Aplicação: withCondition("AveragePosition > 7.5")

BounceRate

Exemplo de Aplicação: withCondition("BounceRate < 0.5")

Cliques

Exemplo de Aplicação: withCondition("Clicks >= 21")

Taxa de conversão

Exemplo de Aplicação: withCondition("ConversionRate > 0.1")

Conversões

Exemplo de Aplicação: withCondition("Conversions <= 4")

Custo

Exemplo de Aplicação: withCondition("Cost > 4.48")

Ctr

Exemplo de Aplicação: withCondition("Ctr > 0.01")

Impressões

Exemplo de Aplicação: withCondition("Impressions != 0")

Na linha 4, que antecedeu o withCondition("") nós utilizamos uma função que determina qual período que desejamos utilizar para aplicar a condição. A função é a .dateRangeFor(""), através dela podemos passar o parâmetro de quanto tempo estamos avaliando; em nosso caso foi ALL_TIME, ou seja, todo período, entretanto poderíamos ter diposto outros parâmetros, tais como:

  • TODAY
  • YESTERDAY
  • LAST_7_DAYS
  • THIS_WEEK_SUN_TODAY
  • LAST_WEEK
  • LAST_14_DAYS
  • LAST_30_DAYS
  • LAST_BUSINESS_WEEK
  • LAST_WEEK_SUN_SAT
  • THIS_MONTH
  • LAST_MONTH
  • ALL_TIME

Confira Abaixo o Script e o Resultado Exibido na Guia Registros de Meu Compilador:

4º Problema: Preciso Pausar todas as Palavras Chave com taxa de conversão abaixo de 10%

Bom, este será o último problema que solucionaremos nesta postagem. A motivação em sanar este problema é que faremos a nossa primeira alteração em massa, até então estávamos apenas exibindo resultados em nosso registro, entretanto nesta oportunidade iremos pausar termos com a taxa de conversão abaixo de 10%; vamos nomear nosso script como pausar_palavra_taxa_conv_menor_dez.

Solução do Problema:

  1. function main() {
  2. var keywords = AdsApp.keywords()
  3. .forDateRange("ALL_TIME")
  4. .withCondition("ConversionRate < 0.1")
  5. .get();
  6. while(keywords.hasNext()){
  7. var palavra_chave = keywords.next();
  8. palavra_chave.pause();
  9. Logger.log(palavra_chave.getText());}}

Explicando:

Na instrução acima, só incrementamos na linha 8 o método de pausar, declarado pause(). Observe que nosso script utilizou a mesma lógica do anterior, contudo apenas nossa condição foi de que o script só rode caso a taxa de conversão seja inferior a 10% e caso esta condição seja verdadeira, as palavras chave que nela estiverem selecioandas serão pausadas, veja abaixo o resultado que apareceu nos registros e também as palavras que sofreriam alterações caso o script fosse executado:

Na guia alterações, observe todas as palavras chave que seriam pausadas, caso eu realmente executasse este script:

Feedback:

Chegamos ao final da terceira postagem sobre Scripts do Google Ads (AdWords Script). Nesta postagem aprendemos a visualizar as palavras chave, inserir condições dentro de uma instrução e também a criar scripts para tomada de decisão em massa.

Em nossa próxima postagem visualizaremos como consultar os diversos níveis de nossa conta, assim como daremos continuidade a dar soluções para problemas utilizando os Scripts do Google Ads (AdWords Script).

Espero que esteja aproveitando este conteúdo e não exite, se ficou com dúvida, quer dispor uma sugestão, rodou script e não funcionou, deixe seu comentário abaixo e rapidamente irei responder.

Continue agora sua leitura: Scripts do Google Ads (Adwords Script) - Acessando Níveis da Conta e Solucionando Problemas

Consuma Mais Conteúdo de Marketing Digital


Qual a Importância de um Negócio Utilizar o Instagram? O Meu Precisa?

Respondemos as Principais Dúvidas Sobre Google Ads

Homens e Mulheres: Pensam e Compram Por Motivos Diferentes!

Quer ter o mesmo resultado que o nosso blog?
Comece a criar conteúdo com a Mazukim Agora!

Quero Fazer uma Avaliação!