Coronavírus: Como o Coronavírus pode Influenciar o Marketing do Meu Negócio?

Coronavírus: Como o Coronavírus pode Influenciar o Marketing do Meu Negócio?

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 03 de Março de 2020 às 02:20 | Atualizado em 03 de Abril de 2020 ás 18:20

De diversas formas os efeitos que o coronavírus está trazendo para a sociedade pode e deve influenciar o seu negócio como um todo, não somente no marketing. A influência, não necessariamente deve ser para o mal, muito pelo contrário, diversos mercados podem sim se beneficiar com este tema e de diversas formas diferentes, vamos dar uma olhada como os objetivos mais comuns no marketing digital (Venda, Lead e Posicionamento de Marca) podem ser satisfeitos explorando o tema:

Geração de Conteúdo Para Conquista de Leads e Vendas:

O tema coronavírus está em alta nas buscas do Google e nas hashtags das mídias sociais e a tendência é só aumentar. Desta maneira você pode criar conteúdos que deem dicas de prevenção na transmissão do vírus, explicação do que é, como surgiu e assim por diante.

Se a sua área for relacionada ou co-relacionada a doença, então poderá criar conteúdos abordando diretamente o tema, explicando o funcionamento, como iniciou, como se propagou, como se prevenir, quais são os sintomas, quem deve procurar ao ter os sintomas e então dentro de um contexto promover seus produtos e serviços.

Exemplo mão na massa: Você é um nutricionista e quer prospectar novos clientes. Então você poderá criar um conteúdo que fale sobre alimentos que tendenciosamente fortaleçam o sistema imunológico, ajudando o indivíduo caso ele venha contrair a doença e no contexto deste conteúdo fazer chamadas para ação, solicitando que o leitor entre em contato com você via whatsapp ou outro canal para que então obtenha mais informações, desta maneira após o possível consumidor entrar em contato querendo saber mais sobre estes produtos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, você deve dispor a informação desejada e também fazer uma consultoria, avaliando se aquele indivíduo precisa ou não de ter a orientação de um nutricionista, se sim, faça ele sentir necessidade, eleve ao máximo esta necessidade e faça uma oferta, seja de ir ao seu consultório, de comprar o e-book, de fazer o seu curso, enfim, dependerá de seu business.

Mesmo que a sua área não tenha vínculo algum com o tema Coronavírus, você pode sim explorar o alto volume de pesquisa e toda a atenção que a mídia está dando ao coronavírus, quer um exemplo? Vamos imaginar que você tenha uma empresa de terceirização de serviços.

Você pode criar um conteúdo que fale sobre toda problemática que seu público alvo terá se os colaboradores, que são CLT´s destes contraírem a doença, a falta de mão de obra que ele terá e logo os transtornos que serão gerados, além do alto gasto financeiro para suprir as ausências, e no contexto da narrativa, então você deve expor os benefícios de contratar uma empresa terceirizada (sua empresa de terceirização), fazendo com que o seu público não precise se preocupar, pois se o zelador, porteiro, cozinheira, faxineira, recepcionista, segurança, enfim, se eles não forem trabalhar por este ou por qualquer outro motivo, você tem a solução, simplesmente, enviará outro profissional e ele não terá transtorno ou gasto.

Após ter exposto a problemática e se posicionado como solução, não se esqueça de chamar o prospecto para a ação de valor ou seja, chame-o para conversar no whatsapp, ligar para você, preencher o formulário de contato ou outro, enfim, conquiste o contato para que possa engajar e fazer uma oferta comercial.

Posicionamento de Marca:

O coronavírus, assim como todas as outras pandemias impactam uma quantidade de pessoas muito grande e estas normalmente estão com medo do futuro, mais sensíveis e em busca de quem ou algo que as ajudem. De acordo com este cenário, você poderá criar mecanismos para ajudar estas pessoas de alguma forma, seja incentivando financeiramente alguma organização de pesquisa ou médica, fazendo campanhas de conscientização para evitar a propagação em larga escala, encorajando quem estiver com os sintomas a rapidamente procurar ajuda e evitar contato com outras pessoas, enfim, você poderá usar este momento para posicionar o seu negócio ajudando a acalmar a população e trazendo um impacto positivo contra o coronavírus.

Historicamente as pessoas tendem a consumir mais serviços e produtos de empresas que proporcionem algum impacto social. A partir deste princípio, a recompensa que a sua marca terá, será ser lembrada por muitos e da maneira como você sempre quis que ela fosse lembrada.

Independentemente se você tem um negócio que tem caixa para fazer grandes investimentos ou não você pode e deve aproveitar este momento para aproximar a sua marca de seu público alvo e da sociedade de forma geral.

Feedback Final:

Seja para satisfazer o objetivo de gerar venda, lead ou posicionamento de marca. Pense primeiro na sociedade, em seu público alvo, em toda a problemática, tensão e medo que o coronavírus está trazendo para todos nós, inspire-se e faça algo não simplesmente para aumentar a lucratividade de seu negócio, mas sim objetivando causar um impacto nítido em nossa sociedade e tão somente como consequência o seu objetivo seja satisfeito.

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