O Que é Inbound Marketing?

O Que é Inbound Marketing?

Por Anne Bastos

especialista em Compra e Gestão de Tráfego

Publicado em 16 de Novembro de 2020 às 20:26 | Atualizado em 16 de Novembro de 2020 ás 20:59

O Que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração, é uma estratégia usada por milhões de empresas ao redor do mundo e usa a criação de conteúdo a fim de impactar o público correto e criar uma conexão com ele, para que em determinado momento passem a consumir nosso produto ou serviço.

Afinal, o Que é Exatamente o Inboud Marketing?

Em resumo então, o Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing que usa a criação, promoção e compartilhamento de conteúdo para atrair um público específico, desta forma o público vai conhecer a sua marca, confiar, consumir e pode até se tornar um promoter.

Quais Tipos de Conteúdos Podem Ser Usados no Inboud Marketing?

Há diferentes tipos de conteúdo que podem ser usados no Inboud Marketing, e um exemplo é este próprio artigo que você está lendo agora, ou então o vídeo que temos no Youtube explicando melhor sobre o Marketing de Conteúdo.

Quais São os Tipos de Marketing de Conteúdo:

  • Postagem em Blog;
  • Postagem de Vídeo no Youtube;
  • Newsletter;
  • Postagem em Mídias Sociais.

Qual é o Melhor Tipo de Conteúdo?

Está pergunta é essencial, mas não há um tipo específico que podemos determinar como o “melhor tipo de conteúdo” e sabe por quê? Porque o melhor é aquele que mais chama a atenção do seu público, então não comece a produzir conteúdo sem planejamento prévio, para ter sucesso é importante seguir alguns passo:

  • Determine em quais mídias seu público está mais presente;
  • Defina a sua persona;
  • Planeje conteúdos chamativos para a sua persona;
  • Entenda a fase de maturidade do seu público.

Fases de Maturidade do Público:

Antes de começar a produzir um conteúdo é preciso entender em qual fase de maturidade o seu público está, ele sabe de fato do que se trata o seu produto/serviço? Já é algo conhecido? Ou ele já conhece o serviço, mas não sabe que tipo de profissional o faz? Bom, para explicar melhor vou usar como exemplo o próprio Marketing Digital.

Há algum tempo quando se falava em marketing digital ficava um grande ponto de interrogação na cabeça de quem estava escutando, isso porque ainda havia muitas dúvidas sobre o que era o Marketing Digital, então o público estava na primeira fase, no “o que é?” e pensa comigo, se a pessoa ainda não sabe o que é, como posso chamar a atenção dela mostrando algum ponto mais avançado? Preciso primeiro educar este público, para depois seguir para a segunda fase.

Hoje o público está em uma outra fase sobre o Marketing Digital, já há um entendimento maior sobre o assunto, e as maiores dúvidas são quem faz? Como fazer? Logo, o tipo de publicação precisa ser diferente de antes.

Então, em qual fase o seu público está?

Persona:

A Persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. É definida baseada em dados reais de comportamento e características do público e diferente do público-alvo a persona é específica, com nome, idade, profissão, hobbies e o seu conteúdo deve ser feito pensando se será atrativo para a sua persona.

Quais São as Características do Inboud Marketing?

Como o Inbound Marketing tem como objetivo oferecer conteúdo que esclareça as dúvidas que o público traz, há bastante abertura para um relacionamento entre empresa e público, desta forma no Inboud Marketing podemos ter as seguintes características:

  • Comunicação aberta:
  • Continuidade;
  • Maior engajamento a partir da confiança estabelecida.

Benefícios do Marketing Digital:

Quando se trata de investimento sempre pensamos, “ah, será que vale mesmo a pena?” e não é diferente quando se trata de Inboud Marketing. Mas, vamos lá, se o seu objetivo é fortalecer a sua marca, aumentar seus leads qualificados e claro, ter mais vendas, o Inboud Marketing não pode faltar, porque é o tipo de Marketing que o público gosta, lê e compartilha.

Mas, existem muitos benefícios para você usar o Inboud Marketing:

Alcançar o público certo: Não adianta ter cliques de pessoas que não tem chances de se tornar clientes, e o Inboud Marketing ajuda justamente nisso a aumentar o tráfego de um público qualificado.

Aproximação Com o Cliente: Não é por coincidência que está estratégia é chamada de “Marketing de atração”, pois como o conteúdo é relevante e ajuda a resolver uma dor da sua persona ele vai se identificar, engajar e compartilhar seu conteúdo.

Persuasão: A persuasão é muito importante para fechar negócios e se você tiver uma boa estratégia de Inboud Marketing, o público terá uma confiança maior na hora do fechamento.

Diminuição de Custos: Com um trabalho de fortalecimento de marca e confiança com o público, você precisará de menos investimento para conseguir o lead qualificado.

Processos do Inboud Marketing:

O Inboud Marketing segue um processo simples, que o torna fácil de seguir para atingir o objetivo. Separamos aqui cada um desses processos e o que você vai precisar:

Passo 1: Atrair.

O primeiro passo é fazer com que pessoas, do seu público-alvo, que ainda não te conhecem, encontrem e acessem seu site. Então, é aqui que usamos a estratégia da persona, fase de maturidade e definição de canais para fazer conteúdos que trarão o público para o seu site.

Canais usados nesta etapa:

  • Site
  • Blog
  • Mídias Sociais

Passo 2: Converte.

O objetivo de conseguir muitos visitantes é converter o máximo deles em leads e transformá-los em oportunidades reais de venda.

Então, você atraiu um estranho que agora é leitor do seu blog ou assiste fielmente seu canal no Youtube, agora ele é um possível cliente, pois tem interesse no serviço que você oferece e uma relação de confiança, pois você ajudou a sanar muitas dúvidas.

Ferramentas usadas:

  • Landing Pages;
  • Formulários;
  • Call to Action;

Passo 3: Vender.

Você já atraiu um desconhecido, o tronou consumidor do seu conteúdo e já tem uma relação com ele, agora basta buscar aqueles que estão mais pertos para fechar um negócio.

Ferramentas usadas:

  • Email Marketing;
  • Automação de Marketing;
  • Nutrição de Leads;
  • Leads Scoring

Passo 4: Encantar.

Um ponto muito importante, que muitos esquecem, a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca

  • Práticas usadas:
  • Conteúdo avançado;
  • Relacionamento ativo;

Pontos Negativos no Inboud Marketing.

É importante lembrar que o Inboud Marketing depende processos e etapas, então o resultado não é imediato e sim gradual, por isso o resultado pode ser em meses, mas não desmotive, quando o resultado aparecer será extremamente positivo para a sua empresa.

Posso fazer anúncios pagos no Inboud Marketing?

Sim, no Inboud Marketing existe a possibilidade de conseguir o resultado sem investimento nenhum, mas caso seja possível há a possibilidade de fazer anúncios pagos tanto no Google ou Mídias sociais e é uma forma de pisar no acelerador para ter o retorno do inboud Marketing.

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