O que é Remarketing?

O que é Remarketing?

Por Danilo Mazuquin

especialista em Midias de Busca

Publicado em 13 de Julho de 2021 às 13:17 | Atualizado em 14 de Julho de 2021 ás 12:46

Remarketing é uma estratégia de marketing digital utilizada com o intuito de reimpactar/reengajar um usuário que já tenha tido alguma interação com o produto. Na prática, se uma pessoa acessa um site ou loja virtual e não realiza nenhuma ação de valor, como, a compra de uma mercadoria, um contato ou a interação com algum conteúdo, o remarketing, irá procurar maneiras de despertar o interesse desse cliente novamente.

Esse procedimento é realizado exclusivamente através do envio de e-mails, que podem relembrar os visitantes sobre os itens que o mesmo havia colocado no carrinho anteriormente ou até mesmo sobre novas promoções no site.

Por exemplo, se você possui uma loja virtual de bolsas, e exista um usuário que navegou pelo seu e-commerce, acessou mais detalhes dos produtos e chegou até mesmo a colocar algumas bolsas no carrinho, mas não finalizou a compra. A partir desse momento, é possível enviar um e-mail marketing para esse mesmo usuário, dando mais motivos para que este efetue a compra.

Qual a diferença entre Remarketing e Retargeting?

Uma dúvida comum entre quem estuda sobre marketing digital é, qual a diferença entre remarketing e retargeting.

Essa dúvida muito se dá porque essas duas estratégias têm um objetivo bastante parecido, reimpactar o usuário, mas sua diferença está na execução.

O remarketing busca engajar o prospecto através do e-mail marketing. Uma vez que o visitante acessa o site, mas não realizar nenhuma ação de valor, o mesmo receberá um e-mail contendo, desde mais informações sobre o produto, os itens que deixou no carrinho de compras ou até mesmo promoções e cupons de desconto oferecidos pelo e-commerce.

Já o retargeting, funciona através de cookies coletados dentro do navegador. Ele busca direcionar anúncios apenas para aqueles que já acessaram o site, um perfil com elevado potencial de compra, e a partir daí criam anúncios para engajar esse usuário a voltar ao site. Usando novamente o exemplo da loja de bolsas, este usuário acessou sua loja, mas não efetuou a compra. Ao visitar outros sites parceiros do Google, esse mesmo visitante irá visualizar anúncios com as bolsas, instigando-o a voltar para o site. A mesma coisa acontece ao acessar redes sociais como Facebook e Instagram.

Ambas estratégias são bastante importantes para construir um plano de marketing funcional. Combinadas, as táticas geram uma taxa de conversão maior com esses clientes, que de alguma forma, já haviam engajado com a marca e o produto anteriormente. Dessa forma, é possível também diminuir o custo por aquisição, pois a grande maioria das estratégias de remarketing e retargeting são mais baratas do que comprar tráfego nesses canais, principalmente se tratando de primeira visita, visto que, a taxa de conversão do Google para primeiro acesso é bastante baixa em e-commerce.

Quais são as vantagens para o meu negócio?

Segundo dados divulgados pelo Google Ads, 97% das pessoas que acessam e-commerce não realizam compras em seu primeiro acesso. O remarketing serve como uma estratégia para trazer esse percentual de possíveis clientes de volta para o site.

Ao apresentar motivos mais consistentes ou facilidades para esses visitantes, aumentamos a taxa de conversão. Isso porque essas pessoas já apresentaram um interesse prévio com a marca e já engajaram com o produto anteriormente. Ao acessar o e-commerce pela segunda, terceira ou até mesmo quarta vez, as chances de ela realizar a compra são cada vez maiores.

O remarketing é uma alternativa que aproxima o consumidor ao produto através de mensagens personalizadas na caixa de e-mail, de maneira que o usuário seguirá lembrando da marca e irá ponderar uma possível compra. Ou seja, o remarketing é uma ótima opção para quem busca de alguma forma engajar o usuário.

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