Como Anunciar no Google?
Existem duas maneiras de aparecer nos resultados de pesquisa do Google: Através do Google AdWords e através do Ranqueamento Orgânico.

Como Anunciar no Google?

Existem duas maneiras de aparecer nos resultados de pesquisa do Google: Através do Google AdWords e através do Ranqueamento Orgânico.

Danilo Mazuquin
Danilo Mazuquin

Como Anunciar no Google?

Existem 2 Maneiras de Aparecer no Google!

Podemos ter anúncios trafegando no Google através do Google AdWords e também através dos resultados orgânicos do Google.

Google AdWords - O Que É Google AdWords?

É uma plataforma de anúncios da Google, através desta plataforma nós podemos ter anúncios sendo exibidos dentro do Google e também dentro de sites parceiros do Google, tais como: Portal UOL, G1, Terra e centenas de milhares de blogs e sites com assuntos diversos. O AdWords é a principal plataforma de anúncios da Google e também é a principal fonte de receita da companhia.

Onde Meus Anúncios Irão Aparecer?

Dentro do Google AdWords existem 5 tipos de campanhas distintas e de acordo com o tipo de campanha que criar, seu anúncio aparecerá em locais diferentes, vamos entender mais sobre os tipos de campanhas do Google AdWords e então onde seus anúncios aparecerão:

1º Tipo de Campanha: Rede de Pesquisa

Campanha do tipo rede de pesquisa, fará com que seus anúncios sejam exibidos, dentro do buscador Google e também poderá aparecer em alguns sites parceiros do Google. O formato de anúncios da rede de pesquisa é textual, formado por título, subtítulo, descrição e página de destino (local em que ao usuário clicar será redirecionado), veja abaixo um exemplo dos anúncios sendo exibidos no Google, através da campanha de pesquisa:

Rede de Pesquisa Google

A grande maioria dos clientes da agência Mazukim, ao qual realizamos consultoria em Google AdWords, desejam ter anúncios sendo exibidos conforme a imagem acima, ou seja, digitar no Google e seu anúncio lá estar sendo exibido, contudo é muito importante avaliarmos a rede em que o anúncio será exibido, levando em consideração o objetivo que precisamos satisfazer. Vamos entender um pouco mais sobre a Rede de Pesquisa do Google, logo abaixo:

Características da Rede de Pesquisa:

2º Tipo de Campanha: Rede de Display

A rede de display do Google AdWords, permite que nossos anúncios sejam exibidos em diversos sites parceiros do Google e sites do Google em formato textual, vídeo ou em formato de banner. Esta rede é muito conhecida e utilizada justamente por permitir o uso de mini banners, chamativos visualmente e com possibilidade de inteiração do usuário, confira na imagem abaixo, alguns anúncios sendo exibidos dentro do G1, Casas Bahia e no site Meu Timão:

Rede de Display

Características da Rede de Display:

3º Tipo de Campanha: Rede de Pesquisa com Exibição em Display

A campanha de rede de pesquisa com exibição em display é muito utilizada por quem está começando no mundo do Google AdWords e deseja aparecer nos resultados de pesquisa do Google, assim como nos sites parceiros do Google, através de mini banners. A explicação dada acima sobre a Rede de Pesquisa e sobre a Rede de Display se dá para este tipo de campanha, valendo ressaltar que, relatórios e táticas ficam limitados ao utilizar a Rede de Pesquisa com Exibição em Display, logo caso você queira ter anúncios rodando no buscador Google e também, mini banners em sites do Google e Parceiros do Google, crie duas campanhas distintas, uma de Rede de Pesquisa e outra de Rede de Display, assim poderá usufruir do melhor que o Google AdWords possui.

Características da Rede de Pesquisa com Exibição em Display:

4º Tipo de Campanha: Google Shopping

Com o tipo de campanha, Google Shopping nós podemos exibir anúncios na rede de pesquisa do Google, na guia Todas e também na guia Shopping. Este tipo de campanha é muito utilizada para lojas virtuais, onde tendenciosamente a taxa de conversão é maior se comparada aos demais tipos de campanhas do Google AdWords, isto se deve, muito pelo fato de que no momento que o usuário busca pelo produto no Google, já é exibido o nome, foto e preço do mesmo, dispondo então mais informações ao usuário antes mesmo que ele clique para ver mais detalhes. O usuário consegue obter mais informações, se estiver navegando pela guia Shopping, confira na imagem abaixo como seus produtos poderão aparecer no Google (guia todas):

Google Shopping

É importante citar que, não podemos trafegar anúncios de serviços intangíveis através de campanhas do Shopping. Necessariamente para utilizar campanha do tipo Shopping, você deve anunciar produtos físicos.

Características do Google Shopping:

5º Tipo de Campanha: Vídeo

Campanha de vídeo é fantástica para anunciantes que estão buscando, posicionamento e reconhecimento de marca. Os anúncios são exibidos dentro do Youtube e também na Rede de Display.

Para que você possa utilizar a campanha do tipo Vídeo, necessariamente precisará que o vídeo que deseja anunciar, esteja hospedado no youtube, pós vincular sua conta youtube a sua conta AdWords, então poderá impulsionar o seu vídeo, veja uma maneira ao qual seu vídeo poderá aparecer no Youtube:

Características da Campanha de Vídeo:

6º Tipo de Campanha: Campanha Universal para Apps

Esta campanha é utilizada para quem tem aplicativo e deseja aumentar a quantidade de downloads e/ou inteirações em seu aplicativo. Os anúncios são exibidos nas redes de Pesquisa do Google, Google Play, YouTube e Rede de Display do Google. Abaixo um exemplo de como seu anúncio poderá aparecer:

Com este tipo de campanha, boa parte do trabalho de gestão, quem realiza é o próprio AdWords, pois precisaremos apenas inserir as chamadas que desejamos, linguagem do aplicativo, lance e alguns recursos. Os testes, quanto a quais redes são melhores para satisfazer o nosso objetivo, testes de lances e demais itens, quem faz é o próprio AdWords.

Características da Campanha Universal para Apps:

Ranqueamento Orgânico - O Que É Ranqueamento Orgânico no Google?

Seria maravilhoso poder ter anúncio no Google, gerar tráfego de qualidade ao seu site, ter pedidos de orçamentos, vendas, consumo de conteúdo e não pagar nada por isto, certo? Sim, e isto é totalmente possível!

O Google disponibiliza diversos resultados de pesquisa em sua SERP (Página de Resultados de Pesquisa), no momento que um usuário / consumidor digita algo na plataforma e muitos resultados não são patrocinados (não são pagos, não sei feitos pelo AdWords), mas sim são resultados, que estes sites em que lá estão aparecendo conquistaram, gerando um conteúdo de valor, tendo outros sites importantes dentro da mesma área deste, o indicando como referência, possuindo um site com layout fluído, site rápido, enfim possuindo excelência em seu site, a nível técnico e de conteúdo, assim como sendo referência para outros sites. Confira abaixo alguns resultados orgânicos:

Observe acima que os resultados orgânicos são muito parecidos com os resultados do Google AdWords, uma diferença visível é que os resultados do Google AdWords ao lado esquerdo tem a escrita (Anúncio), já os resutados orgânicos não possuem esta escrita.

Para que você possa ter páginas de seu site bem ranqueadas no Google, é preciso realizar um trabalho de otimização (SEO - Search Engine Optimization), gerar conteúdo de qualidade e aplicar táticas para conquista de links externos ou seja, outros sites que falem de seu site, dispondo links que redirecionem para páginas específicas de seu site e que este site ao qual contém links ao seu, seja de alta relevância dentro de sua indústria e também para o Google.

O trabalho para Ranqueamento Orgânico no Google, geralmente varia entre 6 meses a 24 meses, isto para que tenhamos resultados mais impactantes e de fato atenda seu objetivo. Na Mazukim nós temos um curso de Ranqueamento Orgânico no Google e em nossa Agência Mazukim nós prestamos consultoria em Ranqueamento Orgânico.

Resumão:

Você possui 2 formas de exibir anúncios no Google: Utilizando o AdWords ou fazendo um trabalho de Ranqueamento Orgânico!

Investir no Google AdWords ou no SEO (Ranqueamento Orgânico) ?

É fundamental saber que um não substitui o outro, eles se complementam e isto fica muito claro quando realizamos a mensuração de caminhos de tráfego x conversão, em modelos de atribuição via Google Analytics ou outro. Em muitas oportunidades, constatamos que o usuário em sua primeira visita ao site, tem a origem como Google AdWords, já a partir da segunda visita a origem é orgânica e em uma destas visitas, o usuário realiza ação de valor (lead, compra, etc).

Podemos também destacar que, se o seu objetivo deve ser cumprido em um curto espaço de tempo, o Google AdWords é a melhor opção a você, visto que como citado acima, o trabalho de ranqueamento orgânico gera resultado em médio / longo prazo. Então minha indicação é que você inicie os esforços dentro do AdWords, entenda quais termos estão gerando ações de valor ao seu negócio e pós este primeiro esforço no AdWords, sim, comece o trabalho para ranquear as páginas de seu site com os termos que são bons ao seu negócio.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado. Se ficou com alguma dúvida, quer dispor uma sugestão ou crítica sobre este conteúdo, utilize o nosso plugin de comentários logo abaixo.

Forte Abraço!

Danilo Mazuquin
Autor(a)
Danilo Mazuquin

Bacharel em ciência da computação. É um entusiasta do neuromarketing e um ser humano inquieto, ama desafios, coloca-se à prova em todo momento e tem como paixões sua família, programação, história, astronomia, marketing, vendas e negócios de forma geral.

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