Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa
Veja a maneira mais eficiente de elaborar um plano de marketing digital você mesmo

Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa

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Luiza Matos
Luiza Matos

Muitas vezes, muitos empreendedores se veem com dificuldade na hora de criar presença digital para a própria empresa, ou até mesmo não conseguem gerar resultados com o tipo de conteúdo que produzem. Isso acontece por conta da ausência de um plano de marketing digital.

Neste post nós reunimos cinco dicas para você aprender a montar seu próprio plano de marketing digital do zero. Confira!

1. O que é um plano de marketing digital?

O passo número um não poderia ser outro, primeiro temos que aprender o que é um plano de marketing digital, antes de colocar as mãos na massa. O planejamento das ações de marketing digital da empresa, trata-se da construção de uma estratégia onde serão levantados quais os meios e objetivos a serem alcançados de cada campanha.

Cada planejamento deve ser construído de acordo com as necessidade e o nicho que se encontra a empresa. É necessário levar em conta as particularidades do ramo e do público alvo da campanha. O sucesso de um planejamento é baseado principalmente na qualidade da pesquisa de mercado feita.

2. Conheça seu nicho

Como citamos anteriormente, a pesquisa é primordial na hora de montar um plano de marketing eficiente. Através do estudo de mercado, será possível traçar seus objetivos e definir metas.

É nessa etapa também, que você irá estudar sua concorrência. Procure descobrir quais são as técnicas que estão usando para se manterem relevantes no cenário digital. O público também não pode ficar de fora. Através da pesquisa, será possível descobrir qual linguagem adotar e qual tipo de conteúdo produzir.

3. Crie um plano de ação

Finalizada a pesquisa, você pode passar para o próximo passo, o plano de ação. É nesse momento que você irá definir quais os canais onde sua campanha estará disponível. Não esqueça de sempre levar em conta as informações que você levantou na etapa de pesquisa, como o público-alvo e a concorrência.

Não esqueça que cada plataforma tem sua maneira singular de operar. Sendo assim, o conteúdo deve se adequar a cada uma delas. O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens. Por isso, as imagens precisam transmitir sua mensagem adequadamente, para gerar resultados. Inclusive, confira o artigo que criamos sobre como tirar boas fotos para o instagram e gerar resultados.

4. Defina datas

Montando um cronograma é possível estabelecer controle da frequência de postagens e distribuição do conteúdo na internet. O cronograma também ajudará a organizar as metas e fazer uma melhor avaliação de resultados.

Existem algumas ferramentas disponíveis na internet que podem te auxiliar nesse processo, como o Microsoft Project e o OpenProject.

5. Monitore resultados

Após colocar a campanha no ar, existem alguns pontos que devem ser constantemente analisados, como o número de visitas do site, as páginas com maior número de acessos, a origem do tráfego, a taxa de conversões, entre outras informações.

Se ao analisar os resultados você notar que seu plano de marketing digital já não está mais cumprindo com os objetivos, chegou a hora de atualizar, ou até mesmo recomeçar o planejamento.

Conclusão

Ao seguir os cinco passos que listamos acima, você será capaz de conhecer ainda mais o seu negócio, seu público e seus concorrentes e dessa forma criar um plano de marketing digital efetivo, que irá suprir suas necessidades.

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