Como fidelizar a marca usando o Google Ads como Ferramenta?
Aprenda neste conteúdo os métodos de fidelizar sua marca perante o público-alvo para que sua marca seja cada vez mais notória dentro de seu segmento!

Como fidelizar a marca usando o Google Ads como Ferramenta?

Aprenda neste conteúdo os métodos de fidelizar sua marca perante o público-alvo para que sua marca seja cada vez mais notória dentro de seu segmento!

Rafael Alves
Rafael Alves

Como fidelizar a marca usando o Google Ads como Ferramenta?


 

Vamos falar neste artigo sobre como o Google Ads pode ajudar em seu planejamento de Branding. Mas você já ouviu falar sobre o Google Ads? Não se preocupe se não souber, pois explicarei agora mesmo logo abaixo!

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google. Sua primeira versão foi lançada em 2000 e logo fez parte de um grupo seleto das principais ferramentas de geração de tráfego utilizando marketing digital, e hoje lidera o mercado de mídia Online.


Sabia que através do Google Ads, você tem como possibilidade criar campanhas de pesquisa, de display no youtube, no gmail e na play store? Isto mesmo, o Google Ads é uma ferramenta muito versátil, e com um bom planejamento, você que é gestor de tráfego e/ou empreendedor, poderá fortalecer o posicionamento de sua marca!


Para reforçarmos um posicionamento de marca, devemos pensar em um processo chamado Branding. Vamos aprender como estruturar nossas campanhas para que possamos fazer este processo de Branding da forma mais efetiva possível.


O Branding é a gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

 

Neste conteúdo da Mazukim temos dicas importantes para você, gestor de tráfego e/ ou empreendedor que quer posicionar e fidelizar uma marca utilizando a plataforma Google Ads. Continue a leitura conosco!


 

Criando um plano de Fidelização

Antes de iniciarmos este tópico, devemos ressaltar que caso você tenha o Google Ads já rodando, você pode verificar o público dentro de sua própria plataforma. Mas isto também vale para descobrir o público através de outras mídias, na qual ou quais deseja investir e reforçar sua marca.


 

No momento de começar a criar um plano de fidelização, devemos destacar quatro itens:


 

Qual é a mensagem (posicionamento) central que a empresa quer propagar? 

Onde está o público que desejamos impactar? 

Como impactaremos este público? 

Quais métricas devemos avaliar? 


 

Supondo que façamos uma campanha para uma empresa de consultoria empresarial, hipoteticamente chamada Smart Business; devemos pensar na melhor forma de atingir o público-alvo. Sendo assim, temos que focar no público que será impactado, como encontra-lo e engaja-lo: neste momento nós montaremos uma lista com os dados gerais sobre as pessoas que devemos atingir, sendo esses dados:


 

Sexo, Idade, Poder Aquisitivo, Qual a maior dedicação de tempo, Localização, Hobbies, Sites que mais acessam, e aplicativos que mais navegam.


Na plataforma Google Ads, para descobrir todos estes itens em seu público-alvo, dentro da campanha você deve entrar em “públicos-alvo” disponível na aba esquerda da tela.

 

Após entrar na ferramenta de público-alvo, você terá acesso a todos os itens do público-alvo a ser impactado.

 

No momento em que os dados forem coletados, você saberá exatamente qual público está gerando mais resultados em sua campanha e logo como fará a sua segmentação nas campanhas destinadas a branding:

 

No exemplo acima, temos os dados coletados de idade, e nele podemos notar que temos mais cliques, conversões e taxa de conversão maior para pessoas entre 25 até 45 anos. Sobre os demais dados, podemos ter esse mesmo tipo de definição.


 

A partir do momento em que colhemos os resultados de público alvo, uma parte do plano cumprimos, então partimos para a própria que é o Posicionamento, nessa segunda etapa do planejamento definiremos como queremos ser reconhecidos, neste caso de exemplo, como a Smart Business quer ser reconhecida.


 

Abaixo lhe mostro um exemplo de posicionamento, levando em consideração nossa empresa de exemplo Smart Business:


 

Nós estamos dentro de um mercado já existente, logo não estamos criando um novo mercado e devido a isto, concorrentes já existem. O que nos leva a necessitar não apenas de prestar um bom serviço, mas também de ter diferenciais.


Desta forma, nos especializamos em entender a dor do nosso público consumidor, onde a mais recorrente é a falta de viabilidade financeira e de entendimento na contratação de uma assessoria empresarial, desta forma, passamos a ser uma empresa que gera muito conteúdo para que os demais saibam como funciona uma consultoria empresarial e também que é super viável o investimento, pois o retorno é muito rápido.
Devemos ser reconhecidos como uma empresa que democratiza a consultoria empresarial.


Mensagem que levaremos: As melhores ideias, os melhores produtos e as principais descobertas foram conquistadas em equipe, não de forma individual. Queremos fazer parte da sua equipe, queremos estar no dia a dia do seu negócio lhe ajudando a conquistar, crescendo lado a lado com você. Smart Business, seu negócio mais inteligente!


 

Definido o Posicionamento, vamos para a terceira etapa, onde definiremos os formatos de distribuição. Podendo ser por texto, imagem e vídeo. Segue abaixo exemplo:


 

Acima na tabela conseguimos observar que dentro do Google Ads teremos campanha de display, campanha de vídeo não pulável e campanha sequencial de vídeo. Estas serão as campanhas que utilizaremos para posicionar e fidelizar a marca da Smart Business.


 

Você precisará ficar atento a como fará os criativos destes vídeos e das imagens, no vídeo disposto no início deste artigo lhe mostro mais profundamente algumas dicas.


 

Por fim, vamos tratar agora sobre Investimento e expectativa de resultado:


 

A própria plataforma Google Ads faz a mensuração dos resultados, nela você simula o valor a ser investido no mês, e a plataforma faz um cálculo médio de forma automática para que você saiba o resultado aproximado. 


Supondo que duas campanhas, sendo uma de display e uma campanha não pulável tenham um investimento de R$300,00 cada, o Google terá como mensuração, na campanha de display, 15 a 30 mil pessoas visualizando e 450 interações. Já para a segunda campanha, teremos entre 2,9 a 16 mil pessoas assistindo o anúncio de vídeo.


É válido citar aqui novamente que, só conseguimos gerar fidelização a partir do momento que as pessoas estão interagindo com a nossa marca e que esta inteiração gere algum sentimento de felicidade, alegria, sentimento de ganho. É justamente o que as nossas campanhas criadas no Google Ads buscarão fazer, inteiração e sentimento de ganho, propósito compartilhado.


Abaixo lhe mostro um exemplo com o investimento que faremos, o que podemos esperar a nível de resultado para esta campanha de branding.

Na tabela acima ao longo do tempo você precisa de ir dispondo qual foi o seu resultado, se sua expectativa foi suprida ou não foi suprida.

 


 

Saiba agora as vantagens do Branding


 

Gera Visibilidade e Engajamento 

Podemos afirmar que essa é uma das maiores razões de se obter uma estratégia de branding para sua empresa. Até porque o reconhecimento é de suma importância no mercado atual, em que a concorrência está cada vez mais ampla e o consumidor passou a ser mais exigente.


Agrega valor para a Empresa

Também podemos ressaltar a fidelização de marca, que também está ligada à percepção de clientes e também de potenciais investidores. No momento em que um negócio ganha mais visibilidade, isso aumenta significativamente a sua credibilidade, agregando seu valor no mercado, e de quebra, transmite mais confiança para qualquer investidor que se aproximar.

Deste modo, o valor que foi agregado à sua empresa acaba sendo um de seus pontos mais fortes. Isto faz com que os consumidores em geral priorizem a empresa que você está gerindo ao buscarem pelo produto ou serviço que você oferece, pois se identificam com o seu negócio!


 

Conclusão

Fazer o trabalho de branding é fundamental, aqui no Brasil ainda poucas empresas fazem da forma certa e consistente. É fato que é um processo trabalhoso e demorado, nem sempre simples de ser mensurado se está gerando o resultado desejado ou não, entretanto é fundamental para aumentar o equity de sua empresa e o Google Ads é seu aliado nesta jornada.


Gostou de conhecer sobre Posicionamento e fidelização de marca utilizando Google Ads? Temos a Mazukim Plus; nossa escola para formação de Gestores de Tráfego e profissionais de marketing de forma geral, onde você pode aprender tudo sobre Google Ads, de qualquer lugar que estiver e com um valor superacessível, acesse o site e confira todas as vantagens para que você anuncie no Google com excelência tendo nossa mentoria: https://www.mazukimplus.com.br


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Rafael Alves
Autor(a)
Rafael Alves

Olá, sou Rafael Alves, gestor de tráfego orgânico e pago da Mazukim. Nasci em Santo André/SP no ano de 1998. Desde a infância descobri que seria da área de Marketing por conta da minha personalidade criativa, e ao decorrer da minha vida fui investindo nesta carreira. De início era muito introvertido, mas com o passar do tempo, fui me tornando mais comunicativo. Tanto que ganhei minhas primeiras experiências trabalhando com atendimento ao cliente. Sou graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda desde 2019, e ao ingressar na Mazukim em 2021, conquistei todas as certificações Google. Amo estar com minha família, viajar, jogar videogame, buscar novos aprendizados e sou entusiasta por tecnologia.

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