Marketing de conteúdo que não funciona?
Descubra os principais erros que comprometem o funcionamento dessa estratégia

Marketing de conteúdo que não funciona?

Descubra os principais erros que comprometem o funcionamento dessa estratégia

Luiza Matos
Luiza Matos

Já aconteceu de você investir boa parte do seu tempo pesquisando e produzindo publicações e materiais para sua empresa, mas na hora que esses conteúdos vão para o ar, você não consegue atingir resultados efetivos? Por algum motivo, que você desconhece, seu marketing de conteúdo não está funcionando.

Se esse é o seu problema, nós da Mazukim chegamos para te ajudar! Neste artigo nós iremos te mostrar que a essência do marketing de conteúdo pode até ser escrever e publicar alguns textos no blog, mas o sucesso dessa estratégia vai muito além dessas publicações e ações pontuais. Você vai descobrir que existe muito trabalho, antes, depois e durante esse processo para atingir os resultados esperados.

Confira quais são os principais erros do seu marketing de conteúdo e aprenda a evitá los na prática:

Para que serve o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo a produção de publicações relevantes, de forma com que se estimule o engajamento com a audiência e se crie uma imagem positiva sobre a marca e gere conexões com o público que eventualmente se transformaram em algum tipo de negócio.

Essa é uma das estratégias usadas no Inbound Marketing, onde o marketing de conteúdo é utilizado como impulsionador do funil de vendas, guiando o consumidor a chegar até a etapa de compra.

As publicações produzidas através desse tipo de estratégias são várias, como, por exemplo, ebooks, webinars, podcasts, vídeos, imagens e muitos outros conteúdos. Seu intuito é atrair usuários que possam se interessar pelas temáticas dispostas e educar leads durante o processo de nutrição, enquanto essas pessoas amadurecem a ideia de adquirirem um produto ou serviço.

Dessa forma, o marketing de conteúdo trabalha para garantir a construção da autoridade da sua marca, além de ir, gradualmente, ganhando a confiança do consumidor ao longo do funil de vendas. Quando finalmente tomarem a decisão, os leads já estão maduros e confiantes para optar pelos produtos da sua empresa.

É por essa razão que o marketing de conteúdo deve ser encarado com a devida importância, como uma estratégia central de desenvolvimento nas empresas. Sendo assim, é preciso planejar e estruturar suas ações para que efetivamente se conquiste bons resultados.

Por que seu marketing de conteúdo não funciona?

Muitas empresas mundo afora estão conquistando bons resultados com o marketing de conteúdo, é o que indica a pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute. O estudo apontou que 80% dos profissionais de marketing B2B que investiram em estratégias de conteúdo tiveram resultados muito ou extremamente bem sucedidos no ano de 2020.

Porém, apesar dos números expressivos mostrados pela pesquisa, talvez esse não seja o seu caso. Ainda existem muitos empreendedores que não conquistaram os resultados desejados com o marketing de conteúdo.

Continue lendo o artigo e entenda os motivos que levam o marketing de conteúdo da sua empresa ao fracasso.

Falta de estratégia

Criar uma estratégia é importante para definir um objetivo para cada uma de suas publicações. Sem um objetivo seus conteúdos não atingirão nenhum tipo de conversão, mesmo que eles venham a gerar algumas visualizações, o resultado final será insignificante.

É por essa razão que o marketing de conteúdo necessita de estratégia. Ao criar cada um de seus conteúdos, você deve pensar no porquê eles existem. Para realizar essa tarefa de maneira eficaz, a melhor alternativa é criar um bom planejamento de produção de conteúdo.

Falta de processos

Não criar processos dentro do marketing de conteúdo pode levar ao fracasso da sua estratégia. A falta de fluxos de trabalho dificultam a realização das tarefas de maneira eficiente, uma vez que a equipe não possui parâmetros e tende a perder muito tempo em tarefas desnecessárias.

Ao definir processos, você passa a saber exatamente quais são as demandas necessárias, quem é o responsável por cada um dos processos e o momento em que cada tarefa deve ser feita.

Inconsistência

Um dos problemas que a falta de planejamento e de processos pode ocasionar é a inconsistência entre suas publicações. O resultado são publicações sem periodicidade definida e sem conexão entre si.

Isso afeta a efetividade do seu marketing de conteúdo em diversas áreas, mas principalmente na motivação da sua equipe, que acaba deixando a produção de conteúdos em segundo plano e não reconhece seu verdadeiro potencial, e no engajamento da audiência, que tende a não se apegar a um blog que não tem publicações regulares.

Baixo investimento

Quem já tem uma certa familiaridade com o marketing de conteúdo sabe que essa é uma estratégia que costuma usar, principalmente, as mídias orgânicas, como a página de resultados do Google e as redes sociais. Mas isso não significa que você não precisa fazer investimentos nessa área.

Para garantir um conteúdo de qualidade é preciso investir em contratações, boas remunerações, ferramentas, treinamentos e mídias para a divulgação dos conteúdos. Esses investimentos fazem a total diferença no sucesso da sua estratégia.

Concorrência

Talvez a grande razão para as suas ações de marketing de conteúdo não terem ganhado grande destaque esteja ligado à sua concorrência. Se você está inserido em um nicho muito competitivo, pode ser uma tarefa difícil se destacar diante do público e conquistar as primeiras posições do Google.

A melhor alternativa nesses casos é estudar seus concorrentes, analise o que eles estão fazendo e qual é o público que eles conquistaram. Assim, é possível descobrir quais serão as melhores estratégias para sua empresa e como conquistar o seu próprio público.

Conteúdo sem valor

Possivelmente, seu marketing de conteúdo pode não funcionar porque seu conteúdo não agrega valor a quem o consome. E isso pode acontecer por diversos motivos, como: desalinhamento aos interesses da persona, conteúdos superficiais que não trazem soluções, redação ruim, erros de português e falta de conteúdo original.

Com a popularização do marketing de conteúdo, muitas empresas passaram a produzir conteúdos, priorizando apenas a quantidade e deixando a qualidade como segundo plano. Mas isso pode trazer os efeitos contrários aos desejados. Dessa forma, priorize sempre a criação de conteúdos relevantes e que de fato irão ajudar que os consome.

Tempo de ação

Se você procura uma estratégia que trará resultados instantâneos, da noite para o dia, talvez o marketing de conteúdo não seja para você. Essa é uma estratégia que leva algum tempo para começar a surtir efeito. Os conteúdos precisam ganhar visibilidade, conquistar a audiência e construir identidade na web.

Pode ser que a razão do seu marketing de conteúdo ainda não ter começado a gerar os resultados desejado seja falta de tempo. Esse processo, infelizmente, pode levar alguns meses ou até mesmo anos se efetivar, mas quando acontecer você vai finalmente entender que a espera foi recompensada.

Falta de CTAs

CTA é a sigla dada para Call to Action, em tradução literal do inglês, chamada para ação. São elas que levam os visitantes a realizarem as ações de conversão que você deseja. Sem as CTAs, é muito provável que os usuários apenas consumam o conteúdo dos textos, sem realizar nenhuma ação de valor com a sua marca.

Dessa forma, você não estará realizando a principal função do marketing de conteúdo, já que esses visitantes não serão convertidos em oportunidade de negócio.

SEO ineficiente

Suas estratégias de marketing de conteúdo e as técnicas de SEO devem sempre andar lado a lado. A boa otimização dos seus conteúdos é primordial para garantir boas colocações de suas publicações no Google, que é uma das principais formas de conquistar tráfego orgânico.

Para que você não cometa erros nesse aspecto, certifique-se de estar a par de todas as dicas de otimização para buscadores disponíveis no momento. As técnicas de SEO estão sempre em atualização, por isso nunca deixe de buscar conhecimento nessa área. Um conteúdo que aplique de maneira correta as técnicas, tende a conquistar muito mais alcance e engajamento.

Falta de divulgação

Os conteúdos publicados nos blogs, no Youtube ou nas redes sociais podem ser encontrados de maneira natural pelos usuários e acabarem se espalhando pela rede. Porém, a divulgação nas mídias ou até mesmo em anúncios pagos, aumentam, e muito, as chances disso acontecer.

Falta de mensuração

Muitas pessoas erram ao pensar que depois de publicado os materiais, seu trabalho com o marketing de conteúdo está finalizado e isso é um erro terrível. Depois de publicar e divulgar suas produções, é importante ficar de olho nas métricas para avaliar o desempenho da estratégia.

A mensuração tem o objetivo de deixar claro para você quais são os pontos de melhora dos seus conteúdos. Há sempre alguma oportunidade de otimização que pode elevar o padrão de sua escrita, de engajamento dos leitores, seu posicionamento no Google e, finalmente, suas conversões.

Conclusão

Através desse artigo, você pode entender quais são os principais erros que prejudicam uma estratégia de marketing de conteúdo. Lembre-se sempre que o foco primário dessa técnica, deve ser atribuir valor e construir um bom relacionamento com sua persona. Seguindo esses passos, as vendas acontecerão de maneira muito mais natural.

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