Otimizar um site é um trabalho que pode ser desafiador, mas extremamente importante para um resultado saudável e duradouro para o seu negócio e lembre-se quando falamos em otimização para um site os esforços devem ser em três pilares o design, conteúdo e
Otimização de Sites: Confira 8 Dicas.
Otimizar um site é um trabalho que pode ser desafiador, mas extremamente importante para um resultado saudável e duradouro para o seu negócio e lembre-se quando falamos em otimização para um site os esforços devem ser em três pilares o design, conteúdo e velocidade.
O Que é um Site Otimizado?
Um site otimizado é aquele que pode oferecer ao usuário uma experiência completa, satisfatória e segura, então alguns pontos devem ser levados em consideração:
Segurança do site;
Facilidade no carregamento;
Interface Convidativa;
Facilidade para navegação;
Conteúdo enriquecedor;
Design agradável.
As Três Bases Para Otimizações do Site:
Design:
O design de um site é fundamental para a construção de uma marca, e o comportamento de mercado mostra que o consumidor é altamente atraído pelo visual do site, e ao mesmo tempo é comum que o consumidor abandone a página, caso não esteja visualmente agradável.
Mas cuidado, o design em um site não é só a beleza visual, mas também a funcionalidade, como: Menu destacado e imagens bem posicionadas.
Lembre-se sempre, que um site bonito, não necessariamente significa um site otimizado. Por isso, ao pensar em interfaces, projete todas para que sejam funcionais e convidativas.
Conteúdo:
Seguir uma estratégia para a criação do conteúdo do seu site também é fundamental para a otimização.
É importante que a página mostre para o usuário aquilo que o chamou a atenção. Por exemplo, um cliente entrou em um anúncio que fala sobre “Marketing Facebook”, logo no início ele precisa ser impactado por imagens, vídeos e textos que mostre o que ele buscou, para assim garantir o engajamento inicial.
O conteúdo escrito também é importante seguir uma estratégia, de preferência a estratégia de SEO, o uso de palavras chaves bem ranqueadas, para garantir uma boa colocação do site.
Velocidade de Carregamento:
O público da internet é em geral imediatista, então não espera por uma página que está demorando para carregar. O tempo ideal de carregamento é de até 3 segundos, ou seja, se o seu site está demorando mais do que este tempo, pode ser que o usuário nos abandone e acesse outro site.
Lembre-se que quando falamos do carregamento de página, não é apenas da página inicial, mas de todas as páginas, do site.
Então, para evitar esse tipo de insatisfação tenha atenção com alguns pontos:
Qualidade da hospedagem;
Tamanho do banco de dados;
Tamanho das mídias inseridas nas páginas;
Template Como sites em WordPress.
Por Que Otimizar o Seu Site?
Todo site tem como objetivo principal apresentar um alto desempenho e eficiência, para que desta forma aumente o tráfego e engajamento com o público correto, não é mesmo? Para isso separamos aqui os benefícios da otimização correta de um site:
Maior engajamento de usuários com a marca;
Boa colocação no Google;
Maior tráfego.
Então pense assim, com um site otimizado suas url´s podem aparecer com uma boa colocação na primeira página do Google e outros buscadores, depois que alguém buscar pelo seu produto/serviço, assim conseguindo ter um tráfego qualificado, aumentando o reconhecimento da sua marca e obtendo possibilidades reais de vendas.
Como Otimizar um Site?
Quer iniciar agora o trabalho de otimização do seu site? Sabemos que são muitos pontos a serem observados e você pode ficar um pouco perdido. Por isso, neste artigo separamos os pontos básicos e essenciais para você.
Passo 1: Adaptação Para Dispositivo Mobile.
Não é segredo nenhum que hoje em dia mais da metade das pesquisas realizadas são feitas através de dispositivos mobiles, seja smartphones ou tablets. Então é essencial que todos os sites estejam adaptados para receber e apresentar uma boa experiência para este público, os chamados “mobile friendly”.
Um site responsivo tem seu design adequado para que imagens, informações, menus, botões e banners sejam acessíveis e adequados para o mobile.
Podemos dizer que este ponto é de extrema importância, até porque os usuários que chegam através de dispositivos mobiles, abandonam o site caso ele não seja capaz de apresentar uma boa experiência. Imagine você perder todo esse público, que representa mais da metade do total de acessos na internet?
Passo 2: Segurança e Privacidade.
O https é um protocolo que tem a mesma finalidade do http, ou seja ele irá transferir o conteúdo de um servidor para outro servidor, até que o conteúdo seja exibido em nossa tela, entretanto o https faz este processo de buscar o conteúdo e fazer com que ele chegue até nós de maneira criptografada, não sendo então possível crackers interceptarem a comunicação entre os servidores, o que protege o site de roubos de informações durante esta comunicação.
Passo 3: Conteúdo Otimizado:
É essencial que o conteúdo seja adequado seguindo a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), levando em consideração principalmente o uso das palavras chave. Então, o conteúdo deverá ter termos de grande procura que vão atrair pessoas interessadas em suas soluções.
Passo 4: Banners e Outras Imagens.
Banners e imagens são sempre importantes para websites, no entanto, é preciso tomar cuidado para que não afetem a experiência de navegação. Verifique se as imagens, vídeos e outros elementos não atrapalham a visualização de informações, menus, botões e qualquer outro item.
Passo 5: Mostre Rápido o Que o Público Está Procurando.
Para garantir uma melhor experiência, garanta que o site mostre de forma rápida aquilo que o usuário está procurando, por exemplo, se o usuário clicou em um anúncio que fala sobre “Como Fazer Anúncios no Google”, toda a página precisa ser referente a este tema, tanto o texto, quanto as imagens. Isso porque se o público não encontrar o assunto que o chamou a atenção, sairá rapidamente do site e o perderemos, também não podemos esquecer que o Google pune os sites que não têm conteúdo relacionado.
Passo 6: Mantenha o Site Atualizado.
Um conteúdo sempre atualizado mostra profissionalismo, dedicação da empresa, o que pode passar mais segurança para o usuário / possível consumidor. Então, mantenha-o sempre atualizado, principalmente informações como:
Contato;
Valores;
Blog Post;
Datas Especiais.
Passo 7: Use Imagens Comprimidas:
Este ponto está diretamente ligado a velocidade do carregamento da página, e claro que também depende da quantidade de conteúdo que precisa ser carregado.
Por exemplo, uma página que tem muitas imagens levará mais tempo para carregar do que outra que apresente menos. Então para ajudar, use um compressor de imagens qualificado. Ele garante a redução dos arquivos, fazendo isso com o mínimo de perda de qualidade possível.
Passo 8: Tenha Uma Hospedagem de Qualidade.
Ter uma hospedagem de qualidade, também é um ponto que está relacionada a velocidade do carregamento da página. A infraestrutura de um site precisa receber todo suporte necessário para estar ativa na web, e isso significa um servidor de qualidade com softwares que usufruam o máximo do hardware destes. Por isso, para garantir um site estável, busque a hospedagem certa para a tecnologia usada na programação e volume de tráfego que o mesmo terá.
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