Qual a diferença entre ROI e Payback e como calcular os dois?
Confira neste artigo no que consiste, quais as principais diferenças e os métodos para se calcular ROI e Payback em sua campanha de Marketing!

Qual a diferença entre ROI e Payback e como calcular os dois?

Confira neste artigo no que consiste, quais as principais diferenças e os métodos para se calcular ROI e Payback em sua campanha de Marketing!

Rafael Alves
Rafael Alves

Qual a diferença entre ROI e Payback e como calcular os dois?


Ter o entendimento sobre métricas financeiras como ROI e Payback é um passo muito importante para que se direcionem os esforços de marketing do seu empreendimento e de quebra conseguir resultados satisfatórios com um menor investimento. Por meio destes itens, você poderá entender melhor sobre quais estratégias de marketing estão surtindo efeito e o que é preciso fazer para ajustar as outras ideias.

Fazer o acompanhamento das métricas de Marketing em seu negócio é fundamental para investir os recursos de forma mais inteligente e conseguir bons retornos gastando menos dinheiro. Nesse sentido, assimilar os conceitos de ROI e Payback é de grande valor para uma gestão de campanhas ainda mais efetiva.

Através desses indicadores você consegue compreender quais são as ações que estão gerando retornos de marketing satisfatórios e quanto tempo uma certa campanha demora para ter o retorno do investimento. Assim, você consegue direcionar o dinheiro do negócio para estratégias de marketing mais eficientes.

Se você deseja saber mais sobre como analisar essas métricas de marketing, vale a pena continuar a leitura aqui no Blog da Mazukim e tirar suas dúvidas. 



Explicando que é ROI:

Este termo se origina do inglês Return On Investment ou, em Português, Retorno sobre o Investimento. Por meio de uma simples fórmula matemática: esta métrica oferece aos gestores de Marketing uma informação importante: quanto retornou cada real investido em certas ações na campanha.

Desta forma, ao calcular o ROI fica mais fácil o entendimento se uma campanha de Marketing está dando resultados satisfatórios ou se acaba gerando prejuízos para a empresa.

Dessa forma, você consegue se basear nessa informação para determinar as próximas ações do negócio a fim de gerar resultados com menores investimentos em Marketing.


 

Explicando o que é Payback:

Após assimilarmos o significado do ROI e no que consiste, agora vamos explicar sobre o Payback. Este termo é um indicador do tempo de retorno sobre um investimento, sendo uma forma utilizada para tomada de decisões, que tem foco no tempo para se obter os valores e o tamanho do investimento que deverá ser retirado dos cofres.

Essa métrica de marketing na prática é mais complexa se comparar no que consiste o ROI, porém, pode proporcionar ao investidor uma melhor visão para médio ou longo prazo. Por meio desta métrica, é possível entender quanto tempo leva para se deixar pago uma ação de marketing.

Deixando um exemplo: imagine que foi realizada uma ação de marketing por meio das mídias sociais, mas que houve gastos de uma significativa parte do orçamento da empresa.

É nessa métrica que é possível ter a mensuração de qual é o prazo que este valor retornará ao caixa da empresa.

Desta forma, você poderá entender se um determinado investimento de marketing irá se pagar dentro de um mês, um ano ou em outros moldes de tempo. Podemos dizer que vale à pena utilizar essa métrica no momento de pensar se a estratégia será válida e se deve ser colocada em prática.

 

 

Qual a diferença entre ROI e Payback e como calcular?

O ROI, é a métrica que demonstra a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de valor investido. Já o Payback se refere diretamente no tempo que um determinado investimento leva para retornar ao investidor. 



Calculando ROI: 

ROI = (Faturamento – Investimento) ÷ Investimento x 100

Pensando na prática, podemos deixar o seguinte exemplo: Imagine que uma empresa começou agora a realizar uma campanha no Google Ads com um investimento em crédito de R$ 10.000,00, ao término desta campanha você faturou R$ 100.000,00 logo teremos:

ROI = (100.000 – 10.000) ÷ 10.000 x 100

ROI = 9 x 100 = 900%

Neste caso, o ROI, ou Retorno Sobre o Investimento seria 9 vezes o investimento que foi exemplificado no início. Podemos também fazer o cálculo sobre a porcentagem do retorno multiplicando o resultado por 100, ou seja, neste caso o retorno seria de 900%. 



Ponto Importante: As agências de marketing geralmente utilizam ROAS ao invés do ROI. O ROAS é a métrica que disponibiliza o retorno sobre ativos. Essa métrica mostra a percentagem da rentabilidade dos ativos de uma empresa que estão em geração de receita. O ROAS pode ser calculado como a razão entre lucro operacional e os ativos totais.



Calculando Payback: para realizar o cálculo de Payback, é preciso considerar em um determinado período de tempo, geralmente de meses ou anos. Em resumo a fórmula aplicada é da seguinte forma:

Payback = Investimento inicial (custo) ÷ Ganho no período (receita)

Aplicando este cálculo de forma prática, faremos uma suposição de que foram investidos 10 mil reais em uma campanha de Mídias Sociais, e em um mês o saldo do fluxo de caixa da empresa foi de mil reais. O Payback deve ser calculado da seguinte forma:

Payback = 10.000 ÷ 1.000

Payback = 10

Isso significa que, se entrar o mesmo valor médio no fluxo de caixa da empresa, irá levar 10 meses para que seja recebido o retorno do que foi investido. Após este período, os valores serão lucros.


Conclusão

Através desse artigo, assimilamos duas importantes métricas para uma estratégia de investimento em marketing. Explicamos também sobre o que é ROI e Payback, suas diferenças, no que consiste cada uma dessas métricas e mostramos os métodos de cálculo para que você possa utilizar de forma prática e eficiente.


 

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Rafael Alves
Autor(a)
Rafael Alves

Olá, sou Rafael Alves, gestor de tráfego orgânico e pago da Mazukim. Nasci em Santo André/SP no ano de 1998. Desde a infância descobri que seria da área de Marketing por conta da minha personalidade criativa, e ao decorrer da minha vida fui investindo nesta carreira. De início era muito introvertido, mas com o passar do tempo, fui me tornando mais comunicativo. Tanto que ganhei minhas primeiras experiências trabalhando com atendimento ao cliente. Sou graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda desde 2019, e ao ingressar na Mazukim em 2021, conquistei todas as certificações Google. Amo estar com minha família, viajar, jogar videogame, buscar novos aprendizados e sou entusiasta por tecnologia.

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