Como a guerra na Ucrânia afeta suas ações de marketing digital?
Entenda como o conflito pode afetar a maneira como as pessoas consomem e a forma com que as marcas de posicionam
Entenda como o conflito pode afetar a maneira como as pessoas consomem e a forma com que as marcas de posicionam
A partir do momento que o governo Russo invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, muito tem se falado sobre o assunto, tanto nas redes sociais quanto na grande mÃdia. Mas como esse conflito pode afetar o seu negócio e suas estratégias de marketing digital?
A decisão do presidente russo, Vladimir Putin, pode elevar ainda mais os preços de alguns produtos que, com a inflação, já estavam pesando no bolso dos brasileiros. Economistas de todo o mundo estão correndo, na tentativa de avaliar o impacto econômico que terá os ataques.
Porém, existe um pensamento geral de que é muito improvável que esse conflito irá levar a economia global de volta à uma recessão, contudo, o tumulto no mercado internacional e as ameaças de sanções punitivas, já estão elevando o preço de alguns produtos.
No Brasil, o aumento no custo do petróleo impacta diretamente no preço dos insumos que o usam como matéria prima. Além disso, nossa dependência aos transportes terrestres acarretará em um efeito dominó no aumento do custo de toda a cadeia produtiva. Sendo assim, o brasileiro já pode esperar o aumento dos preços de itens, como: gasolina, alimentos e metais.
Agora, você pode estar pensando: “eu não trabalho com nenhum desses produtos, meu negócio está salvo!”. Infelizmente, essa não é a realidade. Os itens citados anteriormente são considerados produtos de uso essencial, ou seja, eles serão sempre a prioridade de consumo de todas as pessoas. Isso significa que os consumidores precisarão priorizar a compra desses itens ao adquirirem algum outro produto de uso não essencial.
Além disso, a oscilação das moedas estrangeiras traz graves consequências para o mercado de importação e uma possÃvel de frenagem nos investimentos internacionais feitos no Brasil. O posicionamento do governo brasileiro sobre o conflito também pode trazer riscos diante de negociações e com outras nações e investidores internacionais.
O impacto comportamental
Se por um lado os consumidores terão menos poder de compra, por outro, uma guerra pode impactar as tendências de consumo no inconsciente social, por conta da ansiedade coletiva que já havia começado lá atrás, com a chegada da pandemia.
Uma guerra não é apenas com conflito fÃsico, é também um acontecimento econômico e social. Seus desdobramentos trazem impactos em toda a comunidade internacional.
Os resultados dessa ansiedade coletiva podem se desdobrar de duas maneiras:
Movimentos expansivos: maior consumo de supérfluos, bebidas, viagens, viver o momento e o advento do efêmero;
Movimentos introspectivos: busca pelo seguro, concreto, laços culturais, valores tradicionais, patriotismo, ajuda ao próximo e respeito.
Como sua marca deve se posicionar
Existe uma frase, muito famosa, que diz o seguinte: “Até quando você escolhe não se posicionar, você já está se posicionando”. No mundo do marketing digital não poderia ser diferente.
Através dos anos, principalmente com os avanços tecnológicos e a democratização dos meios de comunicação, como a internet, houve um movimento muito grande em relação às informações em tempo real. Hoje, é muito comum que o público exija um posicionamento das marcas em relação a determinadas situações e acontecimentos.
Por isso, podemos perceber um grande esforço por parte de muitas marcas para se envolver e se manter ativas em questões sociais, evidenciando seus posicionamentos e valores em relação às causas que acreditam. Consequentemente, as empresas que se posicionam, acabam ganhando destaque dentro dos debates, o que ajuda a construir a imagem da marca junto ao público.
Quais as vantagens de ter um posicionamento bem definido?
Ter um posicionamento bem definido pode ser sua maior carta na manga para se diferenciar da concorrência. Marcas bem posicionadas melhoraram sua percepção de autoridade, pois demonstram que possuem clareza de valores, ideias e comportamento, além de mostrarem que são coerentes com suas ações internas e externas.
Essa é uma forma de demonstrar que as diretrizes da marca são aplicadas em seu cotidiano e não apenas algumas palavras bonitas no site da empresa.
A partir do momento que uma marca expõe seu posicionamento estratégico, de forma que fique evidente seus valores e princÃpios, quais bandeiras defende e em que acredita, existe um movimento muito forte de aproximação com o público, que acaba se identificando com os pensamentos da empresa, que pode até mesmo atrair nossos usuários que pensem da mesma forma.
Além disso, um posicionamento bem definido ajuda a marca a ser lembrada, tornando-a mais visÃvel, comentada, lembrada e conhecida pelas pautas que defende. Isso traz visibilidade e atenção para a empresa, além de auxiliar no debate a na discussão daquele assunto.
Como resultado, você ganha uma audiência engajada, que reconhece o devido valor da marca e corrobora no aumento das vendas e da lucratividade da empresa.
Outro ponto que vale a pena destacar é que as empresas bem posicionadas estão fortemente alinhadas com seus propósitos. Isto é, para tomar partido de alguma pauta, a marca precisa ter, de forma clara, quais são seus objetivos e propósitos. Isso fica claro para o consumidor, que passa a se conectar e engajar com os seus posicionamentos.
Sendo assim, você não vai querer pecar por omissão, não é mesmo?
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