Correspondência de Palavra Chave no Google: Entenda Como Funciona e Sua Importância!
Existem 5 tipos de correspondências de palavras chave no Google Ads, conheça cada uma delas e aprenda a aplicá-las de acordo com seu tráfego

Correspondência de Palavra Chave no Google: Entenda Como Funciona e Sua Importância!

Existem 5 tipos de correspondências de palavras chave no Google Ads, conheça cada uma delas e aprenda a aplicá-las de acordo com seu tráfego

Danilo Mazuquin
Danilo Mazuquin

Na rede de pesquisa do Google Ads trabalhamos com segmentação de forma contextual ou seja, indicamos palavras chave para que o Google acione o nosso anúncio mediante a busca dos usuários por estas palavras que acreditamos serem relevantes ao nosso negócio. Até aí nenhuma novidade, o problema surgi quando não definimos a correspondência correta para as palavras chave, pois podemos ter muito tráfego irrelevante ou simplesmente não ter tráfego, mas a final, o que são correspondências de palavras chave?

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As correspondências de palavra chave são uma forma de refinar a maneira como o Google Ads irá acionar nossos anúncios. Nós temos 5 tipos de correspondências de palavra chave, são elas:

1 - Correspondência Ampla:

A correspondência de palavra chave ampla é uma forma de indicar ao Google que ele poderá acionar seus anúncios quando o usuário digitar quaisquer um dos termos que definiu como palavra chave.

Imagine que esteja anunciando serviços de diarista no Google e inseriu o termo contratar diarista em seu grupo de anúncio, desta forma, se o usuário digitar um termo qualquer que tenha contratar ou que tenha diarista seu anúncio poderá ser acionado.

Exemplos de como seus anúncios poderão ser acionados:

Bom, seus anúncios poderão ser acionados de diversas formas diferentes, basta ter no termo de pesquisa a palavra contratar ou diarista. Com isto você poderá ter muito tráfego irrelevante.

2 - Correspondência Ampla Modificada:

A correspondência ampla modificada utiliza o símbolo de adição ( + ) para indicar ao Google que uma ou mais palavras em seu termo completo deverão ser obrigatórias na digitação do usuário para que o seu anúncio seja acionado. Continuando no exemplo da empresa de diaristas, imagine que ao invés de deixar o termo contratar diarista amplo, você tenha inserido o mesmo desta forma +contratar +diarista, então necessariamente seu anúncio só será acionado se estas duas palavras estiverem dentro da busca de nosso potencial consumidor.

Exemplos de como seus anúncios poderão ser acionados:


Observe acima que o tráfego melhora, mas ainda sim existe margem para que nossos anúncios sejam acionados ao serem digitados termos irrelevantes. Também é válido aqui explicar que o Google entende que ele deve exibir seu anúncio com palavras no plural, mesmo que você tenha a inserido no singular, assim como se a palavra que o usuário digitou for semântica, tiver o mesmo propósito de consumo se comparado a palavra que você utilizou. Por isso então é que os termos contratação e diaristas acionariam nossos anúncios nos exemplos acima, uma vez que contratação é semântica a contratar e diaristas é plural de diarista.

Exemplos de como seus anúncios não poderão ser acionados:

3 - Correspondência de Frase:

Deixamos o nosso termo entre aspas “termo de pesquisa“, a fim de que necessariamente nossos anúncios sejam exibidos somente se a frase que definimos entre aspas existir na busca do usuário. Trabalhando no mesmo exemplo da empresa de diarista, agora então o termo ficaria com esta sintaxe “contratar diarista”.


Exemplos de como seus anúncios poderão ser acionados:


Melhora ainda mais o nosso tráfego, não é verdade? Conseguiu sacar que dependendo da correspondência que utilize você refina mais ou menos o tipo de tráfego que chegará em sua página de destino?

Exemplos de como seus anúncios não poderão ser acionados:


No exemplo acima os termos contratar e diarista aparecem, mas como eles não estão juntos conforme indicamos ao Google, então com estes termos acima nossos anúncios não seriam acionados. Você pode notar que tem termos bons que seriam relevantes para acionar nososs anúncios, entretanto não irão, desta forma você tem que ser muito estratégico ao definir quais correspondências irá adotar em seus termos de pesquisa, uma vez que não podemos ter muito tráfego irrelevante, mas também não podemos perder tráfego de potenciais clientes que utilizam termos aos quais não estaremos aptos a aparecermos no resultado de pesquisa.

4 - Correspondência Exata:

Exatamente o que digitarmos como palavra chave é a forma como o Google irá acionar nossos anúncios. Neste tipo de correspondência deixamos o termo entre colchetes [ ].

Ainda utilizando como exemplo a empresa de diarista, o termo ficaria assim [contratar diarista].


Exemplos de como seus anúncios poderão ser acionados:

Exemplos de como seus anúncios não poderão ser acionados:

Somente poderão ser acionados os anúncios se os termo digitados forem exatamente iguais aos que você definiu, podendo variar apenas entre singular e plural.

5 - Correspondência Negativa:

A correspondência negativa anteriormente era utilizada para informar quais termos gostaríamos de negativar, então não mais seriam acionados no momento que usuários o digitassem no Google, para utiliza-lo, basta inserir o símbolo de subtração ( - ) a frente do termo, exemplo: -diarista

Atualmente o Google Ads possui uma categoria apenas para palavras chave negativa, então você poderá inserir diversos termos de pesquisa dentro da categoria negativar termos antes mesmo que sua campanha se inicie, assim evitando tráfego irrelevante.

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Danilo Mazuquin
Autor(a)
Danilo Mazuquin

Bacharel em ciência da computação. É um entusiasta do neuromarketing e um ser humano inquieto, ama desafios, coloca-se à prova em todo momento e tem como paixões sua família, programação, história, astronomia, marketing, vendas e negócios de forma geral.

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