Google Ads: Aprenda a computar ligação como conversão
Aprenda a usar essa ferramenta e tenha mais controle do seu tráfego
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O acompanhamento de conversões de chamadas telefônicas é uma ferramenta do Google Ads, que permite descobrir a frequência com que seus clientes em potencial entram em contato com a sua empresa, após clicar em seus anúncios dentro da rede de pesquisa do Google.
A vantagem de acompanhar as conversões por telefone é que, dessa forma, você pode entender quais são as palavras-chave e as campanhas mais eficazes em nível de conversão para ligação. Você também pode avaliar o retorno do investimento (ROI) e distribuir os custos de publicidade de maneira mais inteligente.
Confira o passo a passo para você configurar suas campanhas de ligações telefônicas para a rede de pesquisa do Google.
Criando uma nova ação de conversão
A primeira coisa que vamos fazer é criar uma nova ação de conversão dentro do seu painel do Google Ads. No menu superior você deve clicar na opção Ferramentas e Conversões.
Em seguida, na área de Medição, você deve selecionar a opção de Conversões.
Se sua conta já possui outras conversões configuradas, nessa página será possível checar sua lista completa, Porém, nesse caso, nós precisamos criar uma nova ação, por isso, você deve clicar no botão de +.
Nesse momento, será possível selecionar qual o tipo de conversão você deseja analisar. Nesse caso, a conversão desejada é a de Ligações telefônicas.
Ao clicar na guia de Ligações telefônicas, aparecem na tela três opções:
A primeira opção, Chamadas a partir de anúncios com extensões de chamada ou anúncio só para chamadas, é utilizada para analisar campanhas que sejam configuradas especificamente para conversão de ligações telefônicas ou que contenham a extensão de chamada.
Clicando nessa primeira opção, você terá acesso a página de configuração. Nesta nova página, você poderá ajustar as opções de acordo com o que você achar mais conveniente para sua empresa.
Depois de configurar e salvar suas definições, você deverá voltar para o painel de conversões.
Configurando extensão de chamada
Se caso você ainda não tiver nenhuma campanha que tenha a extensão de chamadas configurada, basta acessar o menu lateral, clicar na opção de Anúncios e extensões e depois em Extensões.
Clique em Sitelink.
Depois, você deve selecionar a extensão que deseja. Nesse caso, Ligar para.
Para criar uma nova extensão de ligação, basta clicar no botão de +.
Adicione o número de telefone que será utilizado nas campanhas no campo específico e no campo Ação de conversão, selecione a configuração criada no tópico anterior. Salvadas as configurações, suas campanhas já estão prontas para converter em ligações telefônicas.
Outras ações de conversão
Como ilustramos anteriormente, existe mais de um tipo de ação de conversão por ligação, sendo a segunda opção Chamadas para um número telefônico no seu site.
Nesta opção, toda vez que um usuário fizer uma ligação a partir de um número de telefone presente no site da sua empresa, será computada uma conversão.
Neste momento, assim como no tópico anterior, você deverá configurar sua página de acordo com as preferências e singularidades de sua empresa.
Na próxima guia, você poderá configurar a Tag que será responsável por computar as ligações de origem do seu site. Você deve optar pela opção que melhor seja adequada ao site que sua empresa possui.
Depois de configurar a página do site de acordo com as instruções do próprio Google, basta salvar a ação.
Por fim, nós temos a terceira e última ação de conversão por ligação Cliques no número exibido no seu site móvel. Nessa opção, serão acompanhados apenas os cliques dentro do seu site, feitos por dispositivos móveis.
E assim como nos itens anteriores, essa página também precisa ser configurada de acordo com as necessidades da sua campanha.
Ainda como no tópico Chamadas para um número telefônico no seu site, você precisará configurar uma tag dentro do seu site para computar todos esses cliques.
Depois disso, é só salvar que sua ação de conversão já estará preparada para funcionar.
Ação de conversão extra
Assim como você pode ver, ao criarmos uma nova ação de conversão para ligações telefônicas, apenas três opções ficam disponíveis para seleção. Porém, existe uma ação que não está naquela mesma opção.
Clicando no ícone ao lado, Importação, você consegue adicionar ao Google Ads, caso você já possua esse dispositivo, um software CRM que acompanhe todas as ligações da sua empresa e indique quais geraram conversão e quais foram irrelevantes para o seu negócio.
Se caso você tiver um sistema desse tipo, é possível importar essas informações para dentro do Google Ads através da opção Outras origens de dados ou CRMs > Acompanhar conversões de chamadas.
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