Google Shopping: o que é e como usar essa ferramenta
Aprenda a utilizar o dispositivo que é capaz de aumentar o faturamento do seu negócio

Google Shopping: o que é e como usar essa ferramenta

Aprenda a utilizar o dispositivo que é capaz de aumentar o faturamento do seu negócio

Luiza Matos
Luiza Matos

Se você costuma procurar por produtos na internet, muito provavelmente, você sabe do que se trata o Google Shopping. Essa é uma ferramenta de comparação de preço, assim como as já populares Buscapé, Bondfaro e Zoom, que oferece praticidade e inteligência para o público que deseja adquirir um produto.

O Google Shopping foi lançado em 2011, com o objetivo de competir com outras plataformas que ofereciam soluções similares. A criação dessa ferramenta agregou mais valor à experiência de consumo dos usuários, que agora, não apenas poderia analisar e comparar os resultados diretamente na pesquisa do Google, como também forçou os concorrentes a melhorar seus recursos para competir com a gigante de tecnologia.

No decorrer deste artigo você irá aprender mais sobre o Google Shopping, como funciona essa ferramenta e suas vantagens, além de ter acesso a um curso exclusivo que te ensinará tirar o melhor proveito desse recurso oferecido pelo Google Ads para o seu negócio. Vamos lá?

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta que funciona como uma vitrine virtual das lojas cadastradas no Merchant Center, o dispositivo de gerenciamento de e-commerce da empresa. Resumidamente, ela funciona como um shopping online.

Diferente de suas ferramentas irmãs, Buscapé e Zoom, o Google Shopping possui a vantagem da integração direta com o buscador. Ou seja, dependendo da busca feita, os produtos em destaque no Google Shopping serão os equivalentes aos patrocinados dos resultados de pesquisa.

Em sua página própria, o Google Shopping, disponibiliza a busca de produtos selecionados por categorias, como marca, modelo ou campos de busca específicos.

Quais os benefícios de anunciar no Google Shopping?

Cadastrar seus produtos no Merchant Center para aparecer no Google Shopping pode trazer diversos benefícios para sua loja virtual. Confira as principais vantagens de anunciar no Google Shopping:

Tráfego para loja virtual

Um dos principais benefícios de se anunciar no Google Shopping é conquistar tráfego para sua loja virtual. Como os resultados do Google Shopping são os primeiros a serem exibidos na página de busca, é natural que eles ganhem certo destaque entre as outras informações.

Além disso, segundo pesquisas divulgadas por agências de SEO, a pesquisa é o primeiro passo que o brasileiro toma para realizar uma compra, incluindo até mesmo as compras feitas fisicamente.

A taxa de cliques da plataforma também costuma se destacar ao compararmos com os anúncios de texto. Isso porque os usuários têm acesso, de maneira bastante simplificada, a informações como preço e imagem, dois fatores determinantes para o sucesso de uma venda.

Leads qualificados

Quando a persona chega no estágio de pesquisar sobre um produto ou serviço em uma plataforma como o Google, é possível dizer que ela já está em um patamar avançado no funil de vendas. Ou seja, faltam poucos passos para que ela de fato concretize uma compra.

É por esse motivo que podemos considerar os leads conquistados pelo Google Shopping como qualificados. A pessoa que encontra seu produto em uma ferramenta como essa já tem a intenção de compra e provavelmente já sabe muito bem o que deseja. Nesse momento fica em suas mãos conquistá-la com as melhores condições de compra.

Quer aprender como criar sua própria persona? Confira o artigo onde ensinamos como criar sua própria estratégia de conteúdo para atrair tráfego qualificado.

Mais conexões

Assim como comentamos no tópico anterior, as chances de venda serão ainda maiores pois os clientes já irão acessar sua loja em uma fase mais avançada do funil de vendas. O Google Shopping tem o poder de filtrar esses leads e qualificá-los.

Ou seja, o consumidor estará muito mais próximo de realizar uma conversão com o objetivo de compra. A partir desse momento, apenas fatores como a usabilidade do site, os meios de pagamento e os passos de check-out poderão determinar se esse cliente irá ou não adquirir o determinado produto.

Presença nas buscas

Um dos fatores mais interessantes do Google Shopping é a oportunidade que a plataforma abre para seus anúncios dividirem espaço com os links patrocinados do buscador. Sendo assim, se você possuir campanhas relevantes em ambas as ferramentas, com lances ajustados e configurações bem definidas, seus anúncios poderão aparecer simultaneamente nos dois lugares. Com isso, a exposição da sua marca será ainda maior.

Deseja aprender o básico do Google Ads? Confira os cursos gratuitos que foram disponibilizados em nosso canal do youtube.

Monitoramento detalhado

Além dos pontos citados anteriormente, o Google Shopping também se destaca por seus relatórios de análise de desempenho. Possuir um panorama eficiente e detalhado dos resultados é essencial para compreender como anda seu negócio e tomar decisões futuras.

Através do relatório é possível analisar as categorias dos produtos, suas características técnicas e as marcas que geram mais cliques e conversões. Ou seja, todos esses parâmetros podem ser utilizados como categorias de análise.

Além disso, é possível levantar dados sobre a performance da concorrência e realizar comparativos de mercado.

Maior controle financeiro

Além dos benefícios já citados, os relatórios de análise de desempenho também possibilitam a criação de grupos compostos apenas por produtos que possuem maior taxa de conversão. Isso significa um maior controle sobre suas estratégias financeiras.

Além disso, essa também é uma possibilidade de otimizar seus investimentos em anúncios, já que é possível controlar melhor suas aplicações, evitando que um valor maior de lance seja destinado à mercadorias que geram menor retorno para o seu negócio.

Mais possibilidades de negócio

Não é possível discordar que o Google é soberano quando falamos sobre buscas online. A empresa responde por mais de 90% das pesquisas feitas e é o site mais acessado no mundo.

Por isso, é fácil entender que se sua empresa tiver um bom destaque em uma plataforma como o Google, as chances de ela conseguir boas conversões são enormes. Não é à toa que empresas de todo o mundo investem pesado para anunciar dentro da plataforma.

Embora a concorrência dentro de uma ferramenta desse tamanho seja extremamente acirrada, as possibilidades de negócio são infinitas.

Presença digital

Quando falamos sobre Marketing Digital, nosso objetivo principal é sempre criar uma marca forte dentro do universo online. Em outras palavras, o propósito é fazer seu negócio ser reconhecido, de forma que seja enraizado no coletivo popular, além de fazê-la respeitável em seu nicho.

O Google Shopping, mesmo que seja uma ferramenta focada em anúncios de produto, traz visibilidade para sua empresa, sendo ela pequena ou grande, você tem possibilidade de fazer com que seus anúncios sejam exibidos ao lado de grandes concorrentes do setor.

Essa é apenas mais uma das formas de ampliar sua presença digital e atrair novos consumidores. Porém, é importante ressaltar a importância de ter um site persuasivo, pois, nada adianta conquistar grande repercussão no Google Shopping e não conseguir transformar esses leads em conversões.

Aprenda a anunciar no Google Shopping

Agora que você já descobriu todas as vantagens de anunciar no Google Shopping, você deve estar se perguntando: mas, como eu coloco tudo isso em prática?

Para te ajudar a trilhar esse caminho de sucesso dentro da plataforma, nós preparamos um curso, do básico ao avançado, sobre o Google Shopping. Nele, você aprende cada uma das funcionalidades da plataforma, como disponibilizar seus produtos e otimizar seus resultados.

O curso completo você encontra em nosso canal do Youtube.

 

 

Luiza Matos
Autor(a)
Luiza Matos

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