Google Tag Manager: o que é e por que usar a ferramenta
Monitore métricas e rastreie resultados com a ferramenta para inserir scripts em sites
Monitore métricas e rastreie resultados com a ferramenta para inserir scripts em sites
Quem trabalha com Marketing Digital sabe bem da importância de acompanhar métricas e monitorar os passos de quem visita o seu site. Porém, por muito tempo, essa foi uma tarefa exaustiva e que consumia muito tempo do profissional, que precisava fazer mudanças no código das páginas.
Contudo, com a chegada do Google Tag Manager, a rotina desses profissionais do marketing ganhou muito mais praticidade e autonomia. Essa ferramenta traz facilidade para quem deseja instalar pixels e scripts sem o auxílio de um profissional de TI. Dessa forma, é possível fazer alterações para testes e monitoramento de resultados sem grandes dificuldades.
Quer saber mais sobre o Google Tag Manager, aprender sobre suas vantagens e ter acesso a um curso exclusivo que ensina a utilizar a ferramenta na prática? Continue lendo esse artigo!
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O que é o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que tem como objetivo automatizar e gerenciar a adição de tags para o acompanhamento de métricas em sites. Por meio do GTM é possível configurar diversos pontos de monitoramento sem a necessidade de se destinar mão de obra específica para a função.
Chamamos de tag os scripts adicionados ao código de um site. Eles têm como função realizar o monitoramento de alguma atividade pré definida dos visitantes. Além disso, essas tags também podem ser utilizadas como código de rastreamento para o Google Analytics.
Quando falamos em Google Tag Manager as possibilidades são muitas e vão muito além do monitoramento simples do número de visitas de uma página. A ferramenta possibilita também o uso de tags para campanhas de remarketing do Google Ads e do Facebook Ads.
A ideia principal, nesse caso, é identificar quais os produtos um determinado usuário visitou previamente na página do seu e-commerce para que, posteriormente, sejam gerados anúncios de remarketing quando ele navegar pela rede de display ou pelo Facebook, por exemplo.
Por que usar o Google Tag Manager?
É correto definir o Google Tag Manager de duas formas: a primeira como uma ferramenta de produtividade; já a segunda como um painel para o gerenciamento de scripts para sites.
Mas na prática, quais são as verdadeiras vantagens de utilizar essa plataforma? Confira a lista que preparamos com os principais benefícios do Google Tag Manager:
Aumento de produtividade
Muitas vezes, a rotina de um profissional de marketing pode ser bastante corrida. São diversas tarefas que, geralmente, uma única pessoa se responsabiliza a cumprir, sendo a adição de scripts em um site uma das mais corriqueiras.
Porém, essa pode ser uma tarefa bastante desgastante sem a ajuda de uma ferramenta que facilite todo esse processo. Nesse cenário, o Google Tag Manager se apresenta, acima de tudo, como uma ferramenta para o aumento da produtividade do profissional.
No cotidiano de um time de marketing, ter que trabalhar constantemente no código de um site pode ser um esforço extra que, nas atuais circunstâncias, é totalmente sem sentido. Repassar essa demanda para a equipe de TI também não é o melhor cenário, uma vez que esse setor pode ter tarefas mais urgentes para atender.
A automatização que o Google Tag Manager possibilita traz maior flexibilidade e produtividade para ambos os setores: marketing e tecnologia.
Acompanhamento de métricas
Você, muito provavelmente, já sabe sobre a importância de uma base sólida de dados para a tomada de decisões de uma empresa e quando se trata de Marketing Digital, não poderia ser diferente. Existe uma série de informações que podem e devem ser monitoradas de acordo com a atividade de um usuário em um determinado site.
É a análise desses dados que possibilita a tomada de ações de marketing mais precisas. Conhecer melhor seu público-alvo e entender seu perfil de consumo também é essencial para que sejam feitas mudanças estratégicas.
O Google Tag Manager torna todo esse processo de estudo das métricas em uma tarefa muito mais simples, o que facilita, e muito, o trabalho do profissional de marketing digital.
Atuação estratégica de marketing
De acordo com o planejamento e com seus resultados, cada empresa buscará uma abordagem diferente para suas ações de marketing. Geralmente, as estratégias são definidas de acordo com o desempenho de vendas, com o engajamento dos usuários e com a necessidade dessa determinada empresa de melhorar cada um de seus resultados.
No entanto, cada estratégia demanda diferentes tipos de monitoramento e acompanhamento. Dessa forma, as tags fornecidas pelo Google Tag Manager podem servir de maneira personalizada para cada empresa e seus respectivos times de marketing.
Acima de tudo, o papel do Google Tag Manager é ajudar a gerenciar os scripts com base em uma estratégia de marketing sólida.
Amplie as possibilidade de ações
As estratégias de marketing estão sempre buscando formas de melhorar seus canais internos, ou seja, maneiras de aprimorar as páginas por onde são recebidos os usuários originais das estratégias de inbound marketing.
Por meio das alterações feitas do site é possível adequá-lo às necessidades do público, de acordo com suas práticas de consumo e, principalmente, com seus hábitos de navegação. Além disso, o rastreamento também ajuda a entender, por exemplo, quais os produtos que determinado usuário se interessou. A partir dessa informação, é possível gerar ações externas, como campanhas de remarketing na rede de display e no facebook, além de estratégias de e-mail marketing.
Aprenda sobre Google Tag Manager gratuitamente
Agora que você já aprendeu mais sobre o Google Tag Manager, como essa ferramenta funciona e suas vantagens, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática. Nós da Mazukim, preparamos um curso que te ensina como utilizar o GTM na prática, além de tirar várias dúvidas sobre o assunto.
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