Minha Loja Virtual Não Vende. O Quê Devo Fazer?
Neste artigo debateremos os principais motivos que fazem uma loja virtual não vender ou não ser saudável financeiramente. Assim indicamos como é possível ter uma loja que venda e seja saudável.

Minha Loja Virtual Não Vende. O Quê Devo Fazer?

Neste artigo debateremos os principais motivos que fazem uma loja virtual não vender ou não ser saudável financeiramente. Assim indicamos como é possível ter uma loja que venda e seja saudável.

Danilo Mazuquin
Danilo Mazuquin

Este artigo tem o objetivo de lhe fazer entender o porquê a sua loja virtual não está vendendo ou o porquê não está lhe gerando lucro e para isto iremos considerar algumas variáveis. Destaquei estas variáveis abaixo para lhe ajudar não somente a entender o porquê não vende, mas principalmente, como fazer com que ela venda, seja sustentável e longeva, vamos lá?

Equilibre Expectativa x Realidade



Sim, você tem que entender em quais mares está navegando, assim você navegará de forma mais tranquila e segura.

Você sabia que a taxa de conversão da maioria das lojas virtuais não ultrapassam 1% ou seja, a cada 100 acessos em sua loja, possivelmente você terá 1 venda?

Você sabia que ter múltiplos canais gerando tráfego para a sua loja virtual é fundamental, afim de que possa entender quais geram vendas, quais participam do processo de venda e quais não geram venda e nem participam?

Acredito que você já ouviu falar que ter uma loja virtual é ótimo, pois você está dormindo e está vendendo, não mais precisará ficar preocupado, tudo ocorre online, automaticamente, sem inteiração humana. Acredito que já tenha ouvido dizer que não é complexo, coloca os produtos numa vitrine online e pronto, as vendas ocorrem naturalmente, enfim, sem dúvidas algumas destas crenças você já deve ter ouvido por aí, mas a realidade é outra, principalmente quando se está iniciando a jornada de venda online. Ter uma loja virtual sustentável irá lhe exigir tanto ou mais esforços se comparado a abertura e funcionamento de uma loja física, e se você pensar o contrário disto, irá baixar a guarda e não dará a devida importância que a sua empresa online precisa ter.

É fundamental que você estude e compreenda sobre processo e-commerce, entenda o que é CPA, CPV, quais canais de tráfego e engajamento existem, quem são seus concorrentes na internet, o que eles estão fazendo, o que existe de novo na sua indústria, enfim, é fundamental que faça a lição de casa e compreenda as principais variáveis que compõe vendas online associada a indústria em que irá trabalhar. A partir do momento que você conhece os processos, o que compõe estes processos, quem já está engajado a mais tempo e o que estes estão fazendo, sem dúvidas a possibilidade da sua expectativa estar alinhada à sua realidade é muito maior.

50% do Sucesso é a Sua Loja Virtual

É importante que você saiba que não adiantará ter seu tráfego muito bem planejado e executado se no momento que o prospecto chegar até sua loja virtual, ela não for capaz de converter tráfego em venda. Eu destaquei abaixo o que você deve estar atento para que sua loja virtual seja persuasiva e consiga lhe proporcionar altas taxas de conversão:

  1. No momento que o prospecto acessar a loja, ele tem que encontrar rapidamente o que está procurando, ele não pode ter que descer a barra de rolagem para isto. Se o tráfego estiver vindo de uma peça publicitária que divulga um produto específico, é fundamental que a página de destino tenha o produto divulgado em evidência e que aumente a necessidade de consumo do prospecto;
  2. Muitos usuários deixam de comprar, pois não sabem como comprar. Você tem que fazer com que todas as páginas de sua loja virtual trabalhem como placas de trânsito, que guiem o usuário até o destino final, em nosso caso a página de checkout;

  1. O tempo de resposta ao clicar num botão ou página deve ser rápido, 3 segundos é um ótimo tempo. Ninguém gosta de esperar, no mundo físico nós não gostamos de esperar, no mundo online menos ainda;

  1. Você precisa expor depoimentos, quanto mais melhor! Se puder exponha depoimentos em formatos distintos, imagem e vídeo;

  1. Suas mídias sociais devem estar integradas em sua loja virtual e os plug-ins devem já mostrar quantos seguidores, curtidores, inscritos a sua marca possui. Atualmente, um comportamento muito comum é o usuário sair da loja e ir até a mídia social para validar se a empresa existe, para verificar o que outros consumidores estão dizendo, isto para ajudar em sua tomada de decisão, em comprar ou não comprar;

  1. Hoje os consumidores compram utilizando celulares, tablets, computadores, TV Smart, desta forma sua loja virtaul estar adaptada a todos estes dispositivos é imprescindível;

  1. O consumidor não pode tocar no seu produto, então você deve fazer com que ele se aproxime o máximo possível desta sensação. Use vídeos em alta resolução expondo o produto, imagens em alta resolução e uma descrição rica em detalhes;

  1. Nosso consumidor coloca seus dados pessoais e dados bancários, então a loja virtual precisa ser segura e você precisa gritar para ele que ela é segura, mostrando através de selos e mini vídeos que ela é segura, fazendo com que o possível cliente fique tranquilo para comprar.

Fatores Promocionais e Mercadológicos

No começo do artigo falamos sobre planejamento, compreensão de processo e-commerce associado a sua indústria e aqui falaremos justamente sobre fatores a serem considerados durante este planejamento. Se você não tiver ou não deixar claro para o seu consumidor quais são as suas vantagens competitivas não terá sucesso online.

Eu lhe aconselho a considerar os fatores abaixo antes de começar a vender online:

Bom, acima são os principais fatores que eu destaco que serão muito importantes você considerar para que possa ter uma empresa saudável. Você precisa ter o valor de frete, preço do produto ou serviço, tempo de entrega e parcelamento competitivo juntamente a sua concorrência, se algum destes fatores destoar em seu negócio, possivelmente terá dificuldades em ter um negócio longevo e saudável.

Ter a primeira troca gratuita atualmente já não é mais exclusividade, mas ainda sim é um bom diferencial e ajuda muito o prospecto na tomada de decisão, principalmente se o que estiver vendendo estiver na indústria de vestuário.

Finalizando, tudo dito acima irá influenciar diretamente ou indiretamente na margem de lucro que você terá, então busque comercializar produtos e serviços que lhe permita ter uma boa margem de lucro, pois você terá gastos variáveis e no “final do dia”, precisará de ter uma boa margem para se manter e crescer.

Multipluralidade de Tráfego

Tráfego, se eu tivesse que dar uma dica apenas para que você pudesse aumentar as suas vendas, sem dúvidas eu lhe diria: “...Traga o máximo de tráfego qualitativo possível para a sua loja virtual...”. Acima já foi dito que as taxas de conversão são baixas, então é muito importante que tenhamos um bom volume de acessos diário para que assim possamos ganhar na escala.

Quando se está começando a trabalhar com uma nova marca, uma nova loja virtual, não sabemos quais canais irão fazer com que tenhamos mais vendas, então a multipluralidade de canais de tráfego torna-se uma estratégia simples e muito eficaz para gerarmos vendas e descobrirmos quais canais irão servir para nós, e quais não. Abaixo eu destaco os principais canais de geração de tráfego que temos disponíveis no mercado:

Mensuração

Se você não mensura, você não conhece o seu negócio. Para que sua loja possa vender de maneira sustentável, foi dito no artigo que você precisará conhecer seu mercado, dar atenção para a sua loja virtual, ter vantagens competitivas promocionais e mercadológicas, assim como a loja precisará de ter um alto volume de tráfego com canais diferentes, não menos importante é a mensuração que você deve realizar, pois será necessário você entender o que está fazendo sentido e o que não está fazendo sentido para o seu negócio.

Lhe aconselho a antes de ativar uma campanha e começar a gerar tráfego para a sua loja virtual, a definir KPIs (indicadores de desempenho), lhe encorajo a estabelecer prioridades do que deve ser mensurado, quais valores são considerados bons e ruins e quais medidas adotar mediante ao resultado. Abaixo eu lhe faço algumas perguntas que poderão ajudar a definir o que é importante de ser avaliado:

Eu defini as perguntas acima como importantes a serem realizadas no planejamento e durante a execução, pois elas irão lhe nortear quanto ao que deve ser considerado em relação ao entendimento da falta de venda e/ou lucro, um exemplo disto é a mensuração do funil, se mensurá-lo, irá saber aonde o usuário está parando, então tomará decisões para fazer com que ele continue percorrendo o funil, assim como quando eu pergunto acima se existe recorrência de busca dentro de sua loja virtual, se você souber disto, poderá melhor estruturar a vitrine de sua loja e então aumentar suas vendas e ticket médio por venda.

Principais Características no Fracasso das Vendas Online

Feedback Final:

Espero que este conteúdo tenha feito sentido para você e lhe ajudado de alguma forma. Aproveito e lhe peço que comente logo abaixo, deixe suas considerações sejam estas positivas ou negativas.

Danilo Mazuquin
Autor(a)
Danilo Mazuquin

Bacharel em ciência da computação. É um entusiasta do neuromarketing e um ser humano inquieto, ama desafios, coloca-se à prova em todo momento e tem como paixões sua família, programação, história, astronomia, marketing, vendas e negócios de forma geral.

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