PL 2630 – No que impacta para o mundo do Marketing Digital?
Veja neste artigo tudo sobre o Projeto de Lei 2630/2020, que visa instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, sendo este tema, um grande impacto no Marketing Digital!
PL 2630 – No que impacta para o mundo do Marketing Digital?
Olá! Sejam todos muito bem-vindos em mais um conteúdo da Mazukim! Hoje vamos falar sobre um assunto que está sendo veiculado em diversos portais de notícias, sendo denominado como “PL das Fake News”. Continue a leitura conosco e saiba tudo sobre o impacto que isso causa no Marketing Digital.
O que é PL 2630?
PL significa “Projeto de Lei”. O Projeto de Lei 2630/2020, de acordo com a Câmara dos Deputados, é voltada para a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.
O objetivo deste Projeto de Lei é que as empresas do ramo tecnológico sejam responsáveis diretamente pelos conteúdos veiculados em suas plataformas. Dessa maneira, caso haja o espalhamento de notícias falsas e/ou discursos de ódio, as Big Techs podem ser as responsáveis. Dentre outros pontos, o PL também busca por restringir contas geridas roboticamente.
O que são Big Techs?
As Big Techs são grandes empresas de tecnologia, que fazem parte de boa fatia do mercado. Essas grandes organizações estão localizadas no Vale do Silício, California-EUA; e criam um modelo de negócios ágil, prático e escalável.
O principal motor dessas empresas é a busca por inovar, pois sempre estão definindo novas tecnologias e serviços, constantemente atualizando sua gama de produtos e dispositivos para atender todos os públicos. Alguns exemplos de Big Techs são: Amazon, Apple, Meta e Google.
Onde a PL 2630 mais impacta?
Você sabia que o projeto é tão sério que colocaram como urgência? Isso mesmo, as Big Techs, principalmente empresas como Google e Meta, já se posicionaram contra este projeto. Para ambas as empresas, esta nova iniciativa pode prejudicar a qualidade da internet.
De acordo com o que foi escrito no projeto, as contas oficiais de instituições da administração pública federal, estadual e municipal, de forma direta e indireta, bem como as contas de certos agentes políticos, devem ser consideradas de interesse público. A lista de agentes políticos inclui diversos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, e em todos os níveis governamentais.
A internet da forma como as pessoas conhecem, desde a popularização da Web 2.0, já foi o palco central de muitas discussões a respeito de regulamentações. E não é apenas no Brasil. Para as pessoas mais novas, a aprovação do Marco Civil da Internet, em 2013, causou um tumulto parecido.
Recentemente, com a Lei Geral de Proteção de Dados, tivemos novas diretrizes. Você deve se lembrar das diversas matérias jornalísticas/reportagens sobre o que eram os tais cookiesque as pessoas tinham de aceitar cada vez que um site era aberto no navegador.
No que implica a Lei Geral de Proteção de Dados?
A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD, ou Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para defender os direitos essenciais de liberdade e de privacidade, além da livre formação da personalidade de cada indivíduo. Esta lei em específico é voltada ao tratamento de dados pessoais, disponibilizados por meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica (sendo de direito público ou privado), que engloba um conjunto vasto de operações que ocorrem em meios manuais ou digitais.
Um ponto negativo que podemos ressaltar, é que discussões dentro da internet nunca vão acabar. As pessoas têm acesso a um número incontável de informações, e de forma instantânea, sendo que a internet é o palco que proporciona vez para qualquer pessoa se expressar. Não podemos esquecer das redes sociais, que se tornaram legítimas praças públicas para o debate a respeito desse projeto de Lei e diversos outros assuntos.
O que esperar da PL 2630 no mundo do marketing digital?
Nos dias de hoje, as empresas Google, e Meta (proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp) são as principais plataformas de anúncios online. Através dos insights dentro dessas plataformas, qualquer anunciante pode ter seus conteúdos entregues a pessoas potencialmente interessadas em um certo produto e/ou serviço.
O Google defende que a exposição de informações sobre o algoritmo pode prejudicar a sociedade de diversas formas; isto na teoria, porque criaria um ambiente com muita desinformação, o que daria oportunidades para pessoas com má índole.
Já o posicionamento da empresa Meta vai por um caminho parecido ao afirmar que as intenções do PL 2630 não deixa definido o que é “conteúdo jornalístico”.
Sem dúvidas esta polêmica durará muito tempo, e ninguém pode cravar com segurança qual o cenário em caso de aprovação do projeto. E se tratando de marketing digital, o que resta é a adaptação de todas as empresas.
Assista o vídeo completo no YouTube, onde falamos tudo o que você precisa saber a respeito da PL 2630/2020!
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