Qual Retorno Devo Esperar ao Investir no Google?
Talvez uma das principais dúvidas antes de investir no Google ou em outro player é: Qual o retorno que eu terei ao investir? Bom, no Google Ads, após você ler esta matéria, você saberá!

Qual Retorno Devo Esperar ao Investir no Google?

Talvez uma das principais dúvidas antes de investir no Google ou em outro player é: Qual o retorno que eu terei ao investir? Bom, no Google Ads, após você ler esta matéria, você saberá!

Danilo Mazuquin
Danilo Mazuquin



Para que nós possamos saber qual retorno teremos ao investir no Google, é fundamental definirmos antes, qual objetivo teremos ao investir no Google. Existem objetivos que estão diretamente ligados ao retorno financeiro, agora existem outros objetivos que não estão relacionados diretamente a geração de receita, desta forma, vamos compreender abaixo, os principais objetivos que os clientes da Mazukim possuem e assim, provavelmente iremos "enxergar" a nossa necessidade num destes objetivos, vejamos:

Principais Objetivos ao Investir no Google:

Neste objetivo queremos utilizar o Google Ads para gerar venda online, alocando tráfego para nossa loja virtual. Geralmente para satisfazer este objetivo utilizamos campanhas de pesquisa e shopping, onde pagamos por clique.

>> Conheça como funciona o Google Ads

Este é um dos principais objetivos, pois muitos de nós queremos receber pedidos de mais informações provenientes de nossas campanhas no Google, através de e-mail, ligação, chamada no whatsapp ou outro canal de comunicação. Geralmente para satisfazer este tipo de objetivo, a rede de pesquisa do Google é utilizada e pagamos por CPC ( Custo Por Clique ).

Na Mazukim não são muitos, mas temos alguns clientes que nos procuram exclusivamente para posicionar sua marca, fazer com que o máximo possível de pessoas visualizem e interajam com suas marcas. Nós sabemos que uma marca posicionada e fidelizada, tem um valor enorme, então faz muito sentido ter este objetivo e querer que o satisfaçamos utilizando o Google Ads.

Geralmente utilizamos campanhas de Display e Youtube para fazer com que um grande número de pessoas visualizem e engajem com a nossa marca, logo satisfaça o objetivo. O tipo de cobrança utilizada é CPM ( Custo por Mil Impressões ).

>> Como Usar o Google para Posicionar e Fidelizar Sua Marca

Claro que existem outros objetivos, contudo acima listamos os 3 principais, os mais requisitados na Mazukim pelos nossos clientes. Acredito muito que agora já sabemos em nosso caso, qual é o objetivo que desejamos satisfazer utilizando o Google Ads, correto?

Já Sei o Objetivo que Quero Satisfazer Utilizando o Google Ads, e Agora???

Agora precisamos definir quanto financeiramente pretendemos investir no Google. Sem saber quanto estamos dispostos a investir financeiramente na plataforma, não é possível definirmos o resultado que provavelmente teremos.

Vamos imaginar que nosso objetivo seja venda direta ou leads, então pagaremos para o Google por clique assim como o investimento será de R$ 300,00 em crédito, tudo bem?

Após saber o valor a ser investido, precisamos saber qual é o valor que pagaremos a cada clique em nosso anúncio no Google. Abaixo podemos ver um exemplo de como nosso anúncio aparecerá na rede de pesquisa do Google em formato textual:

Para que descubramos o valor por clique que pagaremos, devemos acessar a ferramenta do Google Keyword Planner estando logado no Gmail. Desta forma teremos acesso a ferramenta, conforme podemos visualizar na imagem abaixo:

Já estando logado na ferramenta, agora é super simples, na opção Descubra Novas Palavras Chave, iremos clicar e escrever os termos que acreditamos serem relevantes ao nosso negócio, conforme imagem abaixo:

Clicamos em Ver Resultados e na próxima tela já poderemos visualizar informações super relevantes, além do CPC médio, também poderemos saber se o termo que acreditamos ser relevante tem tráfego ou não. É muito importante que segmentemos a pesquisa para os locais geográficos (cidade, estado ou país) que nossos anúncios poderão aparecer, na imagem abaixo, mostrarei as informações mais relevantes destacadas, assim como destaquei aonde está o local que podemos segmentar as regiões na pesquisa.

Na imagem acima conseguimos observar a opção para segmentar os locais, logo como primeira sugestão demarcada em amarelo. Assim como na primeira coluna a ferramenta, planejador de palavras chave nos dispõe sugestões de outros termos, além dos que já escrevemos anteriormente; na segunda coluna temos o tráfego mensal que aquele termo específico teve em média, assim podemos entender se é relevante para nós ou não trabalharmos com ele, uma vez que se o tráfego for muito pequeno, talvez, mesmo que acreditemos que seja relevante o termo em si, não fará sentido ter em nosso grupo de anúncio devido a não existir tráfego; por fim, as últimas duas colunas que eu destaquei são os lances, menor lance de parte superior da página e maior lance na parte superior da página respectivamente.

Aqui, o importante é que descobrimos quais são os valores de CPC que pagaremos para o Google, se escolhermos, duas, três palavras e os valores forem distintos, basta fazer uma média destas e pronto. Na imagem acima, vamos utilizar o valor de R$ 0,86 e o de R$ 1,10, desta forma, nosso CPC médio que utilizaremos para calcular o retorno sobre investimento será de R$ 0,98.

Chegando no Valor de Investimento x Retorno

Estamos quase finalizando, iremos organizar as informações e saberemos o nosso retorno sobre investimento. Sabemos até então que:

Pagaremos por clique;

Nosso Investimento será de: R$ 300,00;

Nosso CPC são de R$ 0,98.

Para finalizar, precisamos apenas definir qual é a nossa taxa de conversão. A taxa de conversão é uma métrica que utilizamos para saber: A cada x pessoas que acessam nosso site, quantas convertem (realiza ação de valor: ligam, compram, chama no whatsapp, etc)? Uma taxa de 5% por exemplo, lhe faz ter 5 vendas se 100 pessoas acessarem sua loja virtual, compreendeu?

A taxa de conversão é muito relativa por industria, local geográfico e para ser sincero, no dia a dia observo que varia até pelo modelo de negócio em si do empreendedor, mas como precisamos de um número médio. Vamos imaginar que a taxa de conversão seja de 1% se for venda direta, e 10% se for lead, dificilmente teremos um resultado inferior a estas taxas (salve exceções).

Agora é só calcular, vamos lá?

Valor do Clique = R$ 0,98

Investimento = R$ 300,00

Tráfego Total = 300 (investimento) / 0,98 ( CPC ) = 306 acessos

Taxa de Conversão (Lead) = 10%

Quantidade de Contatos Que Teremos = 306 (acessos) * 10% (taxa de conversão) = 31 contatos

Taxa de Conversão (Venda Direta) = 1%

Quantidade de Vendas Que Teremos = 306 (acessos) * 1% (taxa de conversão) = 3 vendas

Acima conseguimos então saber que, se o nosso objetivo for lead, teremos 31 contatos em média e se for venda direta, teremos 3 vendas com este investimento de R$ 300,00. Agora respondemos a pergunta desta postagem, e aí, faz sentido para você investir no Google Ads?

Obs:. Para otimizar este cálculo, você pode considerar uma taxa de perda de 10% no tráfego, ou seja, você pode retirar 10% do tráfego, após descobrir o volume de acessos, assim terá um número mais correto em quantidade de contato ou venda. Lhe indico também a buscar junto a sua concorrência ou através de outros estudos qual é a taxa de conversão média do seu negócio junto ao objetivo que você deseja satisfazer, desta maneira, antes de investir terá absoluto controle da expectativa que deverá ter sobre o retorno.

Abaixo estou deixando o link para que você possa baixar a planilha de cenário de investimento x retorno que utilizamos na Mazukim. Se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, comente, dê sugestões, sempre é relevante saber o que você está pensando!

Baixar planilha cenário de investimento x retorno

Danilo Mazuquin
Autor(a)
Danilo Mazuquin

Bacharel em ciência da computação. É um entusiasta do neuromarketing e um ser humano inquieto, ama desafios, coloca-se à prova em todo momento e tem como paixões sua família, programação, história, astronomia, marketing, vendas e negócios de forma geral.

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