Vale a pena investir em Marketing Digital em 2022?
Entenda se investir em marketing digital como uma meta de ano novo lhe trará resultados ou não

Vale a pena investir em Marketing Digital em 2022?

Entenda se investir em marketing digital como uma meta de ano novo lhe trará resultados ou não

Luiza Matos
Luiza Matos

Com a chegada do fim do ano, é comum estabelecermos algumas metas para o novo ano que está começando. Se você empreendedor está pensando em investir em marketing digital em 2022, este artigo é para você. Nós vamos te apresentar inúmeras informações para te ajudar a fazer uma escolha mais segura.

O marketing digital é uma das ações de comunicação que compõem o Inbound Marketing, sendo uma fusão de várias técnicas online, como o SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, mobile marketing, automação de marketing, marketing de influência e muitas outras.

Atualmente, com o fato de os consumidores estarem cada vez mais digitalizados, é comum que as marcas passem a investir pesado em marketing digital. Faça o teste, tente pensar em uma empresa grande, bem sucedida, agora me responda: quão ativa essa empresa é dentro do mundo digital? Provavelmente bastante, não é?

Segundo relatório divulgado pela plataforma Think with Google, 48% dos usuários pesquisam produtos através de mecanismos de pesquisa, como o próprio Google; Outros 33% fazem buscas diretamente em sites oficiais e 26% procuram por itens ou serviços através de aplicativos.

Isso quer dizer, são milhares de pessoas diariamente pesquisando online antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, seja para comparar valores, buscar informações ou soluções.

Porém, o marketing digital vai muito além do que as pessoas pensam. Essa ação exige conhecimento de cross-channel, pesquisa de tendências, manutenção de visibilidade, engajamento do público e muito conhecimento de mercado.

Neste artigo, você irá entender os motivos pelos quais vale a pena investir em marketing digital e como fazê-lo na prática. Confira!

1. Esteja sempre em dia com as tendências digitais

Por meio da análise da enorme quantidade de dados de pesquisa e navegação disponibilizados pelos usuários a cada segundo na rede, é possível criar métricas para acompanhar as tendências de mercado de diversos nichos.

Com o auxílio de ferramentas como o Google Trends ou o recurso de preenchimento automático das barras de pesquisa dos search engines, as marcas podem passar a compreender melhor as principais tendências de busca e a intenção dos usuários, criando assim produtos que se adequem a essas necessidades. Ao segmentá-las por nicho, você é capaz de aumentar a precisão de suas ações de marketing digital.

Através de ferramentas como essas, você é capaz de compreender quais são as palavras-chave mais relevantes e descobrir quais são os tópicos em alta dentro do seu segmento. Usar esse tipo de recurso é importante para diferenciar sua marca dentro do mercado, criando atendimento, produtos e serviços personalizados que sejam adequados ao seu público. Dessa forma, você aumenta seu engajamento, direcionando mais tráfego para pontos estratégicos da sua empresa.

2. Contatos segmentados

Outro fator determinante para o sucesso da sua marca, que pode ser conquistado através do marketing digital, é um público segmentado que realmente tem interesse em comprar os produtos ou contratar os serviços da sua empresa.

Para te ajudar a entender melhor seu público, existem algumas ferramentas digitais, ligadas à plataformas de redes sociais ou oferecidas por empresas especializadas, que analisam as características dos usuários que interagem com as suas postagens e criam relatórios compostos por uma série de dados sobre essas pessoas. Essas informações são úteis na hora de construir sua persona e definir estratégias de marketing e venda que sejam mais efetivas.

3. Aumente a visibilidade de sua marca

Um dos maiores trunfos da popularização da internet é sua democratização. Se usada de maneira correta, a internet possibilita que pessoas, que nunca teriam a oportunidade de conhecer a sua marca, passem a interagir com a empresa e possivelmente até mesmo adquirir produtos e serviços, tudo isso graças a alta disponibilidade e acessibilidade da internet.

Se, por exemplo, sem o auxílio desse recurso, você quisesse atingir o maior número de pessoas possíveis dentro de seus limites geográficos, você teria que contratar uma empresa de publicidade que ficaria responsável por criar e instalar um outdoor, fazer um anúncio no rádio e distribuir flyers.

Porém, essas campanhas off-line alcançariam apenas uma quantidade bastante limitada de pessoas, se comparada com a internet. Além disso, existe também a dificuldade de mensurar a efetividade dessa estratégia ou até mesmo saber se seus clientes foram convertidos através dessa publicidade.

Com o marketing digital já não existe esse problema. Além da praticidade dos dados fornecidos pelas métricas de resultados, você ainda consegue planejar com mais segurança suas ações e investir em publicidade que irá atingir de fato pessoas que combinem com o perfil da sua marca e realmente irão se interessar em adquirir algo.

4. Atraia mais clientes

Você sabia que os usuários estão mais propensos a compartilhar experiências negativas do que positivas? É para garantir que sua marca tenha uma boa reputação online que o marketing de influência foi criado. Essa é uma ferramenta que está diretamente ligada ao marketing digital e através dela você poderá acompanhar seus esforços de divulgação.

É interessante criar dentro dos canais digitais da sua empresa, o hábito de compartilhar menções e publicações dos usuários que experimentam ou avaliam seus produtos e até mesmo criar uma sessão específica para a compilação dessas provas sociais. Dessa forma, você oferece conteúdos que provem aos futuros clientes ou usuários interessados, por exemplo, a qualidade do serviço ou demonstrações do uso adequado de um produto.

Ao acumular uma série de experiências positivas, com o passar do tempo, os usuários mais satisfeitos se tornaram clientes frequentes, que divulgarão de maneira orgânica a sua marca. Esses usuários estarão compartilhando os benefícios e as funcionalidades dos seus produtos, fazendo a divulgação gratuita de seu catálogo e conquistando novos clientes para a empresa. A experiência dessas pessoas pode ser determinante para convencer alguém que esteja indeciso entre adquirir um produto ou não.

5. Ganhe autoridade

Outro benefício, tão importante quanto os itens anteriores para o sucesso de sua empresa, é a relevância nas ferramentas de busca. Através do marketing digital, e por sua vez, do marketing de conteúdo, é possível conquistar melhores posições e desempenho dentro das páginas de resultados de pesquisa.

Ter relevância orgânica na Web é um dos sinônimos de autoridade dentro do nicho. E conquistar essa posição traz diversos frutos positivos para a empresa, como melhores taxas de visualizações, cliques em sua página e notoriedade reconhecida pelos algoritmos. Então, como de fato você pode conquistar essa tão desejada notoriedade?

É importante estar sempre atento às novidades do mercado e as ferramentas digitais disponíveis. Estude práticas de SEO e temas relacionados ao marketing. Além disso, busque sempre produzir conteúdos relevantes e de qualidade, adequados ao seu público alvo, esteja presente em seus canais de comunicação e mantenha consistência entre suas ações de marketing.

Vale a pena investir em marketing digital em 2022?

Claro que sim! Ao longo desse artigo você pode conferir algumas das muitas vantagens de se investir em marketing digital em 2022. Na realidade, você não precisa esperar a chegada de um novo ano para começar a investir, você pode começar hoje mesmo!

As ações de marketing digital são essenciais para todo empreendedor que deseja deslanchar seu negócio e conquistar relevância dentro do próprio mercado. Por isso, não espere mais, comece investindo em marketing digital o quanto antes.

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Luiza Matos
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