Aprenda a criar sua própria estratégia de conteúdo e atrair tráfego qualificado
Conquiste acessos de usuários interessados para interagir com seus conteúdos
Conquiste acessos de usuários interessados para interagir com seus conteúdos
O tráfego qualificado é um dos mais importantes aspectos quando tratamos de Marketing Digital dentro de um negócio. É ele que agrega valor aos conteúdos, gera engajamento e eleva a autoridade de uma marca dentro do mercado, além de, é claro, atrair usuários com potencial de conversão.
A geração de tráfego e a qualificação de leads, são etapas estratégicas indispensáveis dentro de qualquer estratégia de conteúdo. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, podemos considerar também que a primeira alimenta a segunda. É através da geração de tráfego que garantimos leads qualificados.
Contudo, quando falamos de estratégias de tráfego, quantidade não é sinônimo de qualidade. É preciso estudar formas estratégicas de otimizar resultados de forma ágil e eficiente, a fim de focar na geração de uma boa quantidade de tráfego qualificado.
Mas como podemos gerar tráfego mais eficiente, capaz de atrair um maior volume de leads qualificados? É isso que iremos discutir no decorrer deste artigo.
O que é tráfego qualificado?
Tráfego qualificado é todo o conjunto de acessos formado por usuários interessados nos conteúdos postados e com alto potencial de conversão, ou seja, adquirir um produto ou contratar um serviço oferecido pela empresa.
Os leads conquistados através do tráfego qualificado são extremamente importantes, pois são aqueles que irão trazer o retorno sobre o investimento feito nas estratégias de Marketing Digital.
Entre as principais características do tráfego qualificado podemos destacar os visitantes que se interessam pelo conteúdo publicado no blog ou no site; que já se tornaram clientes, mas continuam acessando os conteúdos por apreciarem a marca; que interagem positivamente, retornam para consumir mais conteúdos, além de compartilhá-los; e que realizam compras rapidamente.
A depender do negócio, o tráfego qualificado pode ser entendido de diferentes formas. Como cada empresa trabalha com um objetivo, de acordo com o seu produto e segmento, o tráfego qualificado pode se apresentar de diferentes formas.
Dessa forma, definir a persona é um passo essencial para entender quais são as metas e a linguagem que a marca irá abordar. Aplicar esse tipo de estratégia é um passo que não pode ser dispensado pelas estratégias de conteúdo que desejam conquistar tráfego qualificado.
Como conquistar tráfego qualificado?
A conquista de tráfego qualificado vai depender, principalmente, da qualidade dos conteúdos e ações que estão sendo aplicadas no site. Focar em estratégias que priorizem apenas a quantidade de acessos que a página irá receber é o contrário do que deve ser feito para adquirir tráfego qualificado, que sobrepõe a qualidade à quantidade.
É bastante comum que as estratégias de marketing, primeiro, se direcionem a geração de conteúdo, depois criem ferramentas para captação de leads e por fim, façam sua qualificação. No caso das estratégias que buscam o tráfego qualificado, existe todo um esforço de que este lead seja relevante desde o princípio, otimizando toda essa ação.
Confira algumas práticas de otimização para tráfego qualificado:
Curadoria de palavras-chave
A escolha das palavras-chave é um fator determinante para a construção de uma boa estratégia de conteúdo. Por isso, no momento de realizar a curadoria desses termos, você deve levar em consideração os questionamentos e necessidades do seu lead durante todo o percurso no funil de vendas.
Buscar por palavras-chave que estejam em alta dentro das ferramentas de busca, que estão sendo utilizadas pela concorrência ou que tenham uma boa aderência dentro do calendário de publicações do seu negócio e alguns outros pontos, são cuidados necessários para enfim conquistar tráfego qualificado para suas páginas.
No momento de determinar as palavras-chave também é importante levar em consideração a jornada de decisão e as principais dores da persona durante sua jornada de compra. Fazer esse estudo também irá te ajudar a escolher os termos ideias para cada situação, além de criar um conteúdo ao qual o usuário qualificado irá se identificar e enfim se conectar.
Mantenha sua persona sempre atualizada
Uma marca está em constante evolução, ao longo dos dias muita coisa pode mudar e isso não seria diferente com a sua persona. Ter o cuidado de mantê-la sempre atualizada é importante para garantir que sua comunicação esteja sempre alinhada às novas demandas e necessidade de seu público-alvo.
Além disso, as constantes atualizações do algoritmos do Google é outro indicador da necessidade de manter sua linguagem e sua estratégia de conteúdo sempre revisadas.
Invista em co-marketing
Co-marketing é a ação de juntar duas empresas, que possuem objetivos e produtos complementares e promover uma super promoção através da união dos dois negócios.
Nesse caso, podem ser utilizadas estratégias de compartilhamento de despesas de impulsionamento, promoções em conjunto e a utilização de diferentes canais de promoção para colocar em prática o projeto de co-marketing.
Independente da estratégia escolhida, a associação com uma empresa que possui uma persona semelhante a sua ajuda a trair um tráfego qualificado que pode ser bastante interessante para sua marca.
Tenha boas práticas de SEO
Link building é um tipo de estratégia que faz com que um usuário passe uma maior quantidade de tempo dentro do site da empresa, além de se assegurar que esse mesmo visitante não precise procurar por informações nas páginas da concorrência.
Através da linkagem de outros conteúdos que sejam complementares àquele apresentado, você garante que esse usuário irá acessar mais páginas dentro do seu site para se manter ainda mais informado sobre o assunto.
Dito isso, podemos compreender a importância das estratégias de link building e do uso correto das palavras-chave para formar os links, uma tática já conhecida dentro do universo do SEO.
Priorize por produzir conteúdo que sejam mais completos e que falem, de alguma forma, dos serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio.
Mantenha seus conteúdo atualizados
Como citamos em nosso artigo sobre blog post compostos, é importante que você mantenha seus conteúdos sempre atualizados para conquistar tráfego qualificado. Isso porque, boa parte dos conteúdos mais relevantes para uma marca são produzidos em seus primeiros anos de existência. Mesmo que esses temas não envelheçam com o tempo, é importante que eles estejam sempre atualizados com novas informações para que sejam priorizados tanto pelos usuários, quanto pelo próprio algoritmo do Google.
Atualizar um texto já publicado, que teve um bom desempenho no passado, é muito mais fácil do que apenas criar novos conteúdos que tratem sobre os mesmos assuntos anteriores.
Aborde histórias de sucesso
Mostrar depoimentos de clientes satisfeitos ou páginas com cases de sucesso também são ótimas formas de criar uma boa estratégia de conteúdo, além de aumentar sua credibilidade de marca dentro do mercado.
Conteúdo como storytellings podem ajudar clientes em potencial a se imaginarem usando os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Esse tipo de conteúdo gera engajamento e fortalece o processo de conversão, dois dos princípios do tráfego qualificado.
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