CTA: 10 Exemplos de Chamada de Ação para Instagram
CTA ou Call To Action pode ser utilizado em diversas situações, e é super importante para o Marketing Digital. Confira neste artigo os exemplos de CTA para Instagram!

CTA: 10 Exemplos de Chamada de Ação para Instagram

CTA ou Call To Action pode ser utilizado em diversas situações, e é super importante para o Marketing Digital. Confira neste artigo os exemplos de CTA para Instagram!

Rafael Alves
Rafael Alves

CTA: 10 Exemplos de Chamada de Ação para Instagram

 

Já ouviu falar em CTA? Este termo significa “Call To Action”, ou em português, Chamada Para Ação. O CTA é qualquer chamada de caráter visual, textual ou até mesmo vocal, que leve o leitor, ouvinte, ou neste caso um visitante de uma página a realizar alguma ação. Ou seja, é uma ferramenta essencial para promover suas ofertas de Marketing Digital com o fim de gerar leads. Saber como utilizar o CTA é imprescindível para sua campanha, seja em qualquer mídia social; e neste artigo mostraremos os melhores exemplos de chamada para o Instagram. Continue a leitura conosco!


Como se aplica o CTA?

Talvez você não tenha percebido, mas os CTAs estão por todos os lados em nosso dia a dia, até mesmo quando estamos offline. Existem outdoors pelas estradas que dizem “Visite nossa loja” ou até mesmo recebemos cartazes patrocinados que dizem “ótimos preços, venha conferir”, e estes são exemplos de CTA que se aplicam em diversos momentos, também sendo essencial para o Marketing Digital.


Uma grande observação é de que o CTA pode ser utilizado para realizar diversas ações, que vão além de gerar leads numa campanha de marketing digital, alguns exemplos são: vendas, inscrições, assistir vídeo, convites para eventos, chamadas de comerciais de rádio, e vários outros tipos de instruções.


Muitas vezes quando observamos um Call To Action, seja em cartazes, outdoors, ou nas mídias sociais, como por exemplo Instagram e Facebook, o autor da divulgação utiliza verbos imperativos para indicar ao consumidor, assim como:


 

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Qual a importância do Call To Action no Marketing Digital?

Esta ferramenta é importante para que você possa direcionar qualquer usuário a fazer exatamente o que precisa que ele faça, assim como uma mera instrução. Esta pessoa servirá como o impulso final e no fim das contas você alcançará seu objetivo de trazer um produto/serviço para seu alvo.

No marketing digital, trabalhamos com o conceito de Funil de Vendas, que mostra visualmente cada etapa pelas quais os compradores passam, desde quando ainda não são clientes até após fecharem negócio com a sua empresa. É observando essas etapas que a equipe de vendas consegue criar estratégias e ações específicas para mover os potenciais clientes até o fechamento numa campanha de marketing digital.

Isto tudo acontece para definir a jornada do consumidor desde o primeiro contato com a sua marca até o momento de compra. De forma resumida, é o caminho que o lead percorre até chegar onde você necessita que ele esteja.

 

Call To Action para Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade, e inclusive fonte de receitas para muitos influencers e empreendedores pelo mundo, através da inserção de conteúdos de marketing digital, com intuito em divulgar patrocinadores ou suas próprias marcas. Numa jornada de consumo, o seu público-alvo passa por etapas para chegar no que você está divulgando, e no caso do Instagram, é necessário que os usuários interajam cada vez mais com o seu perfil e seu conteúdo para que a sua marca atinja todos os objetivos traçados.

Um exemplo: se um conteúdo foi pensado para apresentar o seu novo site às pessoas, não se contente apenas em deixá-los curiosos com a intenção de que espontaneamente acessem e confiram as novidades. O ideal é mostrar claramente o que precisam fazer, assim as ações do seu público-alvo os levarão de forma fluida para a sua marca.


Exemplo de Call To Action: “Clique em nossa bio para conhecer o nosso novo site.”


Podemos ver que o exemplo acima instrui o usuário de uma forma simples e objetiva. Um CTA efetivo no Instagram também é importante para proporcionar mais engajamento dos seus seguidores, até mesmo deixando o público mais à vontade para comentar em todas as suas postagens.

Criando Call To Action Para Instagram

Antes de realizar a criação do CTA para seu perfil no Instagram, pense nos seguintes fatores: 

Objetivo – Você deseja aumentar o engajamento, ganhar mais visibilidade, curtidas ou acessos no link em sua campanha de marketing digital?

Nesse caso, o ideal é indicar com clareza o que você precisa que seus seguidores façam, utilizando de termos como: deixe seu comentário, conte aqui, marque seu amigo, siga nosso perfil, etc.

Público – É necessário conhecer seu público-alvo para direcionar sua marca da melhor forma.

Dependendo de como for seu público, um termo como “acesse nosso site” pode ser o suficiente para que encontrem seus produtos, porém normalmente as pessoas precisam de mais detalhes para acessarem o link do site, como por exemplo: “acesse nosso site pela bio do nosso perfil e confira nossos produtos”.

Construção textual – Persuasão é essencial numa ação de marketing digital, sobretudo no Instagram, onde o público é vasto e as pessoas costumam se interessar por posts mais dinâmicos. Um exemplo é deixar uma chamada como “garanta sua vaga” caso você tenha um sistema de cursos, dando a entender que seu curso é escasso e exclusivo.

 

 

Exemplos de Chamada de Ação no Instagram

1. Conte aqui nos comentários se…

2. Deixe sua opinião nos comentários!

3. Compre agora

4. Garanta seu produto clicando aqui

5. Clique no link da bio e confira

6. Acesse o link e saiba mais

7. Passe para o lado e veja as dicas

8. Arrasta pra cima e confira o segredo

9. Assista agora

10. Assista o vídeo completo



Estes foram exemplos de CTAs de engajamento, conversão, tráfego, carrossel e de vídeos que você pode utilizar em sua campanha de marketing digital no Instagram ou em outras mídias sociais. 

Por falar em mídias sociais, com a Mazukim você poderá contar com uma equipe de Gestão de Mídias Sociais que ajudará você com as postagens na página de seu negócio, com envio de relatórios de desempenho, criação de campanhas ilimitadas, indicação de oportunidades, criação de landing page, criação de posicionamento de marca e muito mais! Entre em contato conosco.

 

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Rafael Alves
Autor(a)
Rafael Alves

Olá, sou Rafael Alves, gestor de tráfego orgânico e pago da Mazukim. Nasci em Santo André/SP no ano de 1998. Desde a infância descobri que seria da área de Marketing por conta da minha personalidade criativa, e ao decorrer da minha vida fui investindo nesta carreira. De início era muito introvertido, mas com o passar do tempo, fui me tornando mais comunicativo. Tanto que ganhei minhas primeiras experiências trabalhando com atendimento ao cliente. Sou graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda desde 2019, e ao ingressar na Mazukim em 2021, conquistei todas as certificações Google. Amo estar com minha família, viajar, jogar videogame, buscar novos aprendizados e sou entusiasta por tecnologia.

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