Qual o melhor horário para postar no Instagram?
Confira neste artigo algumas dicas importantes para você influencer ou gestor de mídias sociais de uma empresa sobre quais os melhores horários para postat conteúdos no Instagram!
Confira neste artigo algumas dicas importantes para você influencer ou gestor de mídias sociais de uma empresa sobre quais os melhores horários para postat conteúdos no Instagram!
Obter uma alta taxa de engajamento no Instagram é uma das maiores ambições para qualquer profissional que trabalha em mídias sociais. Sabemos que são diversos os fatores que influenciam na performance de uma publicação, sendo que o horário é um desses fatores mais relevantes em postagem de marketing digital para Instagram e outras mídias sociais, como o Facebook por exemplo.
Após a afirmativa, vem a dúvida sobre como assimilar os melhores horários para postar no Instagram. Responder essa pergunta não é uma tarefa fácil, até porque o Instagram não se pronunciou a respeito dos horários para postar os conteúdos. Por isso, continue sua leitura no artigo da Mazukim para estar atualizado!
Como Definir os Horários?
Existem algumas técnicas e formas para entender como os horários ajustados podem proporcionar mais interações em suas postagens no Instagram, tornando o seu perfil mais relevante, tanto para influencer, quanto para empresas que precisam se posicionar midiáticamente.
No momento em que se gerencia um perfil de Instagram (tanto por empresa de marketing digital, quanto por conta própria); é preciso estar ciente de que o melhor horário dependerá essencialmente do público-alvo ou da base de fãs que o segue.
É essencial assimilar seus comportamentos, padrões de atividades e suas interações. Desta forma, você entenderá o melhor momento para aumentar significativamente o engajamento no Instagram e aproveitar as tendências do marketing digital.
Confira seu público no Instagram
Para entender o melhor horário para realizar uma publicação de conteúdo, é importante estar por dentro de qual é o comportamento de seu público-alvo na rede social. Um dos fatores que é muito interessante saber, por exemplo, é analisar os horários em que as pessoas se dedicam para acessar e utilizar o Instagram.
Se o público alvo for um estudante próximo da maioridade, muito provavelmente ele será um heavy user (ou em português, um usuário assíduo), mas os horários de intervalo serão os momentos em que ele gastará mais tempo online. Por outro lado, se for uma pessoa que trabalha durante 8 horas por dia, pode ser que ela acesse a rede apenas enquanto volta do trabalho, entre 18h e 20h.
Por isso, é essencial ter empatia, pensando na rotina de seu público-alvo, e assimilar como estas pessoas no geral se comportam quanto ao uso das principais redes sociais.
No momento de construir a persona ideal para o seu produto ou serviço, sempre pense em quais momentos ela terá contato com o conteúdo que está sendo produzido, no Instagram ou em outras redes sociais.
Localização do Público-alvo
Ter o conhecimento da localização do seu público é importante para entender o seu comportamento dentro das redes sociais, sendo este um fator altamente relevante, pois influencia de forma direta em como este público consome conteúdo na internet.
Os Insights do Instagram permitem visualizar dados demográficos, tais como: principais cidades, países onde seus seguidores estão para investir de forma mais precisa em prol da visibilidade. Essa informação é de muito valor, pois é possível criar conteúdos nichados, se direcionando para uma determinada cidade, por exemplo. Para ter acesso a esta ferramenta, é preciso ter uma conta do tipo business.
O fuso horário no Brasil é composto por quatro diferentes zonas, podendo influenciar diretamente em sua estratégia. Colocando por exemplo, que seu público está concentrado em sua maioria nos estados do Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). No momento de publicar um conteúdo, deve-se levar em consideração que os dois últimos Estados encontram-se uma hora atrasados em relação ao horário de Brasília.
Melhores Horários para Postar No Instagram
Após assimilar os conhecimentos sobre seu público-alvo, chega a hora de decidir de fato, qual o melhor horário para postar os conteúdos. E para isto, deve-se levar em consideração alguns aspectos que podem ser decisivos para a entrega do seu conteúdo e engajamento do seu público com ele.
O horário comercial é conhecido como o período em que os estabelecimentos de comércio e serviços realizam os atendimentos ao consumidor.
Normalmente, este horário é conhecido entre 9h e 18h de segunda a sábado para capitais e regiões metropolitanas. Se tratando de algumas cidades do interior, o horário comercial é amplamente considerado como sendo o período entre 8h e 17h.
É natural observar as pessoas fazendo menos interações com os conteúdos no feed do Instagram e Stories pelo simples fato de estarem ocupadas com seus serviços. Por isso, em geral o ideal é publicar entre os horários que compreendem o intervalo para almoço que pode se dispor entre 11h e 14h.
A melhor forma de descobrir os horários em que suas publicações no Instagram podem obter mais engajamento é utilizando as informações disponíveis para perfis do tipo empresarial do Instagram.
Dentro do Instagram for Business (ou Instagram para Negócios), você terá acesso às principais métricas, assim como: alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores. Também terá acesso aos dados demográficos como faixa etária, localização, os dias em que seus seguidores ficam mais ativos, e o mais importante: os horários de maior índice interativo em sua conta.
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