Entenda qual é o melhor investimento: tráfego pago ou tráfego orgânico
SEO ou PPC, quando você deve investir em otimização para mecanismos de busca e quando optar pelo pagamento por clique
SEO ou PPC, quando você deve investir em otimização para mecanismos de busca e quando optar pelo pagamento por clique
Para muitos empreendedores que estão iniciando dentro do universo do Marketing Digital, criar uma boa estratégia, que irá trazer tráfego relevante para seus canais de comunicação, pode ser um grande desafio.
Atualmente, existem diversas táticas que podem ser colocadas em prática para trazer usuários interessados para um site, alimentar o funil de vendas e movimentar as estratégias de marketing da sua empresa. Entre as mais populares podemos destacar: o SEO e o PPC.
Leia nosso artigo sobre as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico.
Mas você deve estar se perguntando, como cada uma dessas estratégias funciona? Qual é a melhor opção para o meu negócio?
No decorrer deste artigo, nós vamos te explicar o que é SEO e PPC e através de suas particularidades, te ajudar a escolher em qual investir para conquistar os resultados que deseja.
O que é SEO?
SEO é a sigla do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de pesquisa. Esse é um conjunto de técnicas criadas a fim de adequar seu site ao algoritmo do Google e outros buscadores, fazendo com que suas páginas apareçam em melhores colocações e possam ser achadas com maior facilidade.
Construir uma boa estratégia de SEO te permitirá ser encontrado por aqueles que buscam pelas palavras-chave relacionadas aos seus produtos. Além de ser uma forma de se certificar que seu site estará bem organizado e que irá possuir todas as informações necessárias para os usuários.
O SEO pode ser utilizado tanto para estruturar um e-commerce, como também um blog corporativo. É muito comum que os blogs sejam a porta de entrada para um cliente em potencial que deseja saber mais sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.
Podemos dividir as estratégias de SEO em duas partes: On e Off Page.
SEO On Page representa, basicamente, todos os elementos que são possíveis manter sob controle, ou seja, que cabe apenas a você colocar em prática e medir os resultados. O SEO On Page corresponde a maioria das estratégias existentes. Dito isso, entendemos que a maior parte do sucesso das suas práticas depende exclusivamente da sua capacidade de colocá-las em prática da maneira correta.
Já o SEO Off Page corresponde aos elementos que estão fora da página, como o nome já bem indica, ou seja, são detalhes que estão fora do seu controle absoluto. Como por exemplo, os backlinks presentes em outras páginas que direcionam os usuários para o seu site.
O que é PPC?
PPC é a sigla do inglês Pay Per Click, que significa Pagamento por Clique. Esse termo corresponde às estratégias de links patrocinados, que nada mais são do que os anúncios em formato de texto que são comumente encontrados no topo das páginas de busca do Google.
Diferente do SEO, que se enquadra entre as muitas técnicas para atrair o tráfego orgânico, os links patrocinados entram dentro do contexto do tráfego pago.
Com a evolução da comunicação e as novas preferências de consumidores, surgiu a necessidade de possibilitar que os links patrocinados fossem criados em diferentes plataformas, não apenas dentro das ferramentas de busca. Com isso, muitas redes sociais também passaram a oferecer esse tipo de serviço.
O PPC é uma das formas, podemos dizer que a principal, de se pagar pelos anúncios feitos através dos links patrocinados. Dentro dessa modalidade, o anunciante paga por cada clique feito no anúncio.
A ideia aqui é que você pague apenas por aqueles que de fato se interessam pelo seu produto ou serviço e clicam no anúncio. Depois disso, seu trabalho será apresentar uma landing page persuasiva que fará com que o usuário se sinta confortável o bastante para realizar uma conversão.
Vantagens do SEO
Estratégia de vendas sustentável
Para quem deseja começar no Marketing Digital e passar a vender pela internet, gerar tráfego é inevitavelmente um passo essencial, e o SEO é uma das melhores estratégias existentes para atingir esse objetivo a longo prazo.
Além disso, essa é uma técnica bastante versátil, pois se sai bem tanto em páginas de conteúdo, como em páginas de venda e landing pages. O SEO ajuda a gerar e nutrir leads interessados, que possuem boas chances de gerar conversão e ainda assim é uma prática totalmente gratuita.
Ajuda a fortalecer a identidade de marca a longo prazo
Se além de gerar tráfego para suas páginas, seu objetivo é construir uma boa reputação de marca a longo prazo, o SEO é o tipo de estratégia para você, isso porque o conteúdo é sempre o ponto de entrada para a jornada de qualquer cliente.
Vale ressaltar também que o algoritmo costuma recompensar as marcas que possuem boas práticas de SEO e conteúdos relevantes, com melhores posições dentro das páginas do buscador, o que influencia diretamente na quantidade e qualidade dos visitantes.
Contudo, essa é uma estratégia que pode levar alguns meses para começar a gerar bons resultados. Porém, quando isso acontece os frutos costumam ser bastante duradouros. Por isso, se seu objetivo é ter uma boa presença de mercado, visando também o futuro, já comece a pensar em investir em otimização orgânica.
Vantagens do PPC
Venda de maneira imediata
Se a grande vantagem do SEO é gerar tráfego por um período de tempo mais longo, a grande vantagem do PPC é a possibilidade de vender quase que imediatamente.
Mesmo que o retorno não tenha a mesma capacidade de sustentabilidade, essa é uma ótima opção para ser colocada em prática paralela à geração de tráfego orgânico, assim enquanto um método ainda não surte o efeito desejado, o outro vai preenchendo essa lacuna.
Fortalecimento de marca a curto prazo
Se você possui um projeto que saiu do papel faz pouco tempo ou por algum motivo, precisa construir credibilidade e reconhecimento de marca de uma forma rápida, apostar apenas em conteúdo orgânico pode não ser a escolha mais inteligente.
Levando em consideração que uma boa estratégia para gerar tráfego pago faz com que sua marca seja mais vista, as chances de se criar uma imagem de negócio forte e de relevância no mercado é ainda maior.
O que podemos concluir é que não existe a necessidade de escolher entre o SEO ou o PPC. As suas estratégias funcionam muito bem para momentos e necessidades específicas.
Através das informações que dispomos ao longo deste artigo, você será capaz de fazer a escolha mais inteligente a acertada para o momento que se encontra sua empresa.
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