Google Ads: Estratégias para melhorar seu índice de qualidade
Entenda como funciona o sistema de ranqueamento do Google Ads e aprenda a melhorar sua pontuação
Entenda como funciona o sistema de ranqueamento do Google Ads e aprenda a melhorar sua pontuação
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O Google Ads é uma plataforma que, quando usada de forma correta, pode trazer muitos frutos para o seu negócio. Quem já é familiarizado com a plataforma deve saber sobre seu sistema de leilões, responsável pelo ranqueamento de cada anúncio dentro da ferramenta de busca. Mas você sabe realmente como esse sistema de leilões funciona?
Neste artigo iremos tratar sobre o índice de qualidade do Google Ads. Vamos aprender como ele funciona e quais as estratégias que podem ser colocadas em prática para aumentar o índice de qualidade de suas palavras chave.
Além disso, vamos descobrir como o índice de qualidade do Google Ads, um dos componentes mais importantes no leilão, pode nos ajudar a conseguir melhores posições e menor custo por conversão, consequentemente aumentando o retorno sobre investimento de suas campanhas.
O que é o índice de qualidade do Google Ads?
O índice de qualidade do Google Ads é uma avaliação feita pelo Google para entender a qualidade de sua composição de campanha, logo cada palavra chave receberá um índice de qualidade único.
O índice de qualidade é medido em uma escala de 1 a 10, onde 10 significa que você fez bem o dever de casa, pois existe alta coesão entre palavra chave, anúncio e página de destino, assim como outros critérios foram satisfeitos.
O índice de qualidade multiplicado junto ao CPC Máximo gera o AdRank, onde este é o parâmetro utilizado pelo Google para determinar a posição de cada anúncio na página de resultado de pesquisa. Além disso, o índice de qualidade pode ser utilizado como diagnóstico para identificar maneiras de melhorar seus anúncios, páginas de destino ou palavras-chave.
Como o índice é calculado?
Segundo o Google, o índice de qualidade é calculado com base no desempenho combinado dos seguintes componentes:
1. Taxa de cliques (CTR) esperada: a probabilidade de seu anúncio receber um clique quando é exibido. Essa taxa é calculada através do número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido.
O próprio Google dá algumas dicas de como melhorar seu CTR, por exemplo: Criar textos mais atrativos para seus anúncios, levando em conta as especificidades do seu produto, além de testar diferentes chamadas de call-to-action.
2. Relevância do anúncio: o nível de correspondência entre seu anúncio e a intenção que motiva a pesquisa do usuário. Nesta etapa o Google buscará entender quanto as palavras-chave, a redação do seu anúncio e o conteúdo de sua página de destino são realmente condizentes entre si e se fazem sentido com a pesquisa realizada.
Para melhorar a relevância do seu anúncio, a dica da plataforma é: Mover suas palavras-chaves para grupos de anúncio menores e negativar palavras chaves para impedir tráfego irrelevante.
Quer aprender outras maneiras de melhorar seu anúncio? Confira o artigo que nós da Mazukim preparamos com 4 dicas que garantem tráfego relevante no Google Ads.
3. Experiência na página de destino: qual é a relevância e utilidade da página de destino para as pessoas que clicam no anúncio. Isso é, a experiência do usuário que chega em sua página de destino ou Landing Page. Para essa avaliação, três aspectos principais são considerados: conteúdo relevante, confiabilidade da marca e navegabilidade.
Para garantir que a experiência dos usuários em sua página de destino seja positiva, certifique-se que a página seja apropriada com o que o anúncio prometia. Além disso, outros detalhes como a otimização do site através de SEO e o tempo de carregamento, também devem ser considerados.
Sendo assim, cada componente recebe uma avaliação medida pelo status: acima da média, na média ou abaixo da média. Essa avaliação se baseia em comparações feitas com outros anunciantes cujos anúncios foram exibidos para a mesma palavra-chave que a sua nos últimos 90 dias.
Como o índice de qualidade do Google Ads impacta seu ranqueamento?
No momento em que uma palavra chave é buscada no Google, a plataforma dá início ao processo conhecido como leilão do Google Ads. Dessa forma são definidos os anúncios e sua ordem de exibição.
Entretanto, o leilão do Google Ads não funciona da mesma forma que os leilões da vida real. Ao invés de ser escolhido quem dá o maior lance, o Google utiliza uma métrica diferente para determinar os melhores colocados.
O Ad Rank é a medida criada pelo Google para determinar a colocação de cada anúncio baseado em sua qualidade em comparação aos outros. O Ad Rank é calculado através da multiplicação do índice de qualidade com o valor máximo do custo por clique (CPC). Isso significa que, mesmo que uma pessoa dê o maior lance, não é garantido que ela terá uma boa posição, pois isso depende também de um bom índice de qualidade.
Como verificar seu índice de qualidade
1. Faça login na sua conta do Google Ads.
2. No menu à esquerda, selecione Palavras-chave.
3. No canto superior direito da tabela, clique no ícone de filtro.
4. Em "Modificar colunas de palavras-chave", abra a seção Índice de qualidade. Para ver seu Índice de qualidade atual e os status dos componentes dele, escolha entre estas opções e adicione-as à sua tabela de estatísticas:
Índice de qualidade
Exp. na página de destino
CTR esper.
Relevância do anúncio
5. Para ver as estatísticas anteriores do Índice de qualidade para o período do relatório que você está analisando, escolha uma das métricas a seguir:
Índice de qualidade (hist.)
Exp. na página de destino (hist.)
Relevância do anúncio (hist.)
CTR esper. (hist.)
Estratégias para conseguir melhorar seu índice de qualidade no Google Ads
Relevância entre palavras-chave e anúncio
Certifique-se que as palavras-chave adicionadas em seus grupos de anúncio também estarão presentes na redação do anúncio. Uma forma de fazer com que essa relevância ocorra de maneira natural é segmentar os temas e termos em pequenos grupos similares.
Redação publicitária
Seu anúncio precisa chamar atenção de quem navega pela plataforma e fazer com que esse usuário perceba que é a sua empresa que irá fornecer o produto ou serviço que ele precisa. Busque estudar temas como redação publicitária para aprimorar os textos de suas campanhas de forma com que fiquem mais atrativos para clientes em potencial.
Histórico de anunciante
O último fator a ser analisado para garantir um bom índice de qualidade no Google Ads é seu histórico de conta. A CTR geral de todos seus anúncios e palavras-chave resultam em seu histórico de conta, que é considerado no momento de calcular seu índice de qualidade. Em alguns casos específicos, se esse histórico estiver muito prejudicado, vale a pena considerar começar uma conta novamente do zero.
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