Investir em Google Ads, em 2022, ainda vale a pena?
Entenda de uma vez por todas se essa ferramenta de pay-per-click continua relevante na atualidade
Entenda de uma vez por todas se essa ferramenta de pay-per-click continua relevante na atualidade
Todos nós sabemos que ter sucesso em um novo empreendimento não é uma tarefa simples. São inúmeros aspectos que precisam ser levados em conta, como: desenvolver um produto ou serviço com potencial para definir um novo parâmetro de qualidade ou se certificar que seu público-alvo conheça de fato a sua marca. Para ter êxito em todos esses quesitos, uma boa gestão de Marketing Digital é essencial.
Com esse cenário em mente, no decorrer dos anos, milhares de empreendedores passaram a considerar o Google Ads como um item básico, que não poderia ser dispensado por nenhum tipo de negócio. Porém, desde então, muita coisa mudou dentro do cenário digital.
Com o início de um novo ano, é comum surgirem questionamentos sobre quais os investimentos estão valendo a pena e quais novas estratégias podemos adotar nesse novo ciclo.
Será que o Google Ads continua sendo um bom investimento, mesmo depois de todos esses anos? A plataforma foi capaz de se adaptar e continuar relevante no decorrer desses mais de 20 anos? Essas e outras perguntas, nós respondemos no artigo de hoje. Confira!
Como funciona o Google Ads?
O Google Ads é uma das, senão a mais popular ferramenta de publicidade pay-per-click (PPC) do mundo. Ela essencialmente funciona da mesma forma desde sua criação, os usuários têm a opção de selecionar as palavras-chave que desejam classificar em pesquisas relevantes no Google e aparecer como anúncio nessas páginas.
Ainda vale a pena investir em Google Ads?
O Google é sem sombra de dúvidas a mais popular plataforma de busca do mundo. Com mais de 3,5 bilhões de usuários diários, a cada segundo são realizadas 40 mil novas pesquisas dentro da ferramenta, cada uma vinculada a uma pessoa que pode justamente estar buscando pelo seu produto ou serviço.
Respondendo a nossa pergunta inicial: ainda vale a pena investir em Google Ads? E a resposta é SIM! Mesmo em 2022, o Google Ads continua sendo um veículo de grande exposição para sua marca e esse é um fator que não pretende mudar nos próximos anos.
Por isso, é sempre uma boa ideia separar uma parte do orçamento para investir em Google Ads, como uma das suas estratégias de Marketing Digital.
Confira alguns outros benefícios de se investir em Google Ads.
Potencial ilimitado
Todos os dias, milhões de palavras chave são colocadas em lances dentro do Google Ads. Podemos considerar esse um cenário ideal para quem, com uma campanha bem desenvolvida, deseja escalar seus resultados, explorar um novo mercado ou, até mesmo, estabelecer fortes conexões com determinado público alvo. Para que tudo isso aconteça, é essencial que se adicione novas palavras-chave à campanha.
Outro fator importante é fazer uma análise do orçamento, para que dentro das condições seja estudada a possibilidade de aumentar as chances de atrair mais cliques e ampliar seus lances nas palavras-chave mais importantes. Além disso, você tem total controle sobre suas campanhas, podem pausá-las e reativá-las quanto e sempre que quiser.
Resultados rápidos
Ao contrário das técnicas para conquistar tráfego orgânico, como o SEO, as opções de pay-per-click, como o Google Ads, geram resultados muito mais rápidos. Embora as qualidades do tráfego orgânico sejam inegáveis, não há como ignorar essa grande vantagem que o Google Ads trás para o tráfego pago.
Na verdade, quando bem aplicados os recursos da plataforma, é possível identificar resultados quase que instantâneos com o Google Ads, enquanto o SEO costuma demorar um tempo considerável para trazer um bom retorno sobre o investimento original. Contudo, um bom profissional de marketing entende a importância dessas duas estratégias trabalharem lado a lado.
Simplicidade para acompanhar as campanhas
Para ter sucesso com uma estratégia de marketing digital é preciso muito mais do que apenas criar uma campanha eficaz e ativá-la. Manter um controle cuidadoso sobre os dados e analisá-los atentamente é um detalhe tão importante quanto o anterior.
O Google Ads vem integrado com uma das opções de análises mais completas e fáceis de se utilizar. Tudo o que você precisa para determinar se uma campanha vai bem ou não é visualizar suas estatísticas, onde você obtém resultados instantâneos daquilo que deseja saber.
Você também tem a opção de vincular sua conta do Google Analytics à do Google Ads e comparar seus resultados de pesquisa orgânica com seus dados de PPC, de maneira rápida e simplificada.
Esteja equiparado com a concorrência
Aumentar seus lances em palavras-chave relevantes é uma das formas de se potencializar a classificação de um anúncio, porém não é a única estratégia existente. Outro fator muito importante para as análises de algoritmo do Google é a qualidade e a relevância.
Um profissional de marketing com talento para escrever anúncios e planejar campanhas possui uma vantagem clara sobre a concorrência.
Procure fazer um trabalho minucioso na hora de criar seus anúncios e otimizá-los posteriormente. Dessa forma, é possível facilmente superar os anúncios menos relevantes, mesmo que estes estejam associados a lances mais altos. Seu índice de qualidade é criado a partir da combinação de dois fatores: relevância e experiência do usuário. A classificação do seu anúncio é determinada de acordo com seu índice de qualidade e seu lance máximo por clique.
Engaje novamente com visitantes antigos
Quando precisamos de uma resolução para um problema, antes de tomar qualquer decisão, é comum acessarmos diversos sites a procura de um item ou serviço que seja o ideal para aquela ocasião, com os seus clientes não seria diferente.
Ao menos que eles tenham uma memória excepcional, será muito improvável que eles se lembrem de todas as páginas que acessaram anteriormente, durante essas buscas.
Para te auxiliar nesse tipo de situação, o Google Ads possui vários recursos que facilitam o envio de lembretes para essas pessoas, com suas melhores ofertas e condições. Se um lead sai da página antes de finalizar a compra, uma campanha de remarketing tem o potencial de solucionar seus problemas ao exibir novamente seus produtos, por meio de interfaces de publicidade em outros sites.
Um lead tem uma chance muito maior de conversão se seus produtos forem exibidos diversas vezes no futuro.
Conte com o apoio de um gestor de tráfego
Um gestor de tráfego é responsável por criar e gerenciar os anúncios pagos para uma empresa. De modo geral, sua função é se certificar de que o orçamento designado para suas campanhas de Marketing Digital sejam utilizados de maneira eficiente.
Portanto, se você deseja a ajuda de um gestor de tráfego para aumentar suas vendas e, através da análise de tráfego, entender o comportamento dos consumidores e criar ações efetivas que gerem resultados para sua marca, a Mazukim tem a solução perfeita para você.
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