SEO Copywriting: Aprenda mais sobre a técnica que promete potencializar o tráfego do seu blog
O SEO copywriting é uma técnica que permite que seus conteúdos sejam melhores rankeados pelo algoritmo das plataformas de busca
O SEO copywriting é uma técnica que permite que seus conteúdos sejam melhores rankeados pelo algoritmo das plataformas de busca
Quando falamos sobre Marketing Digital, incluir as diversas estratégias de conquistar tráfego e relevância não podem ficar de fora. Esse já é um assunto bastante explorado, graças aos profissionais de Gestão de Tráfego, mas existe um detalhe que em algumas ocasiões pode ficar de fora, mas é tão importante quanto os outros passos, que é a qualidade da escrita.
Criar um texto que irá converter em leads relevantes vai muito além de se certificar que se tenha uma boa redação, sem erros gramaticais. Você precisa de uma construção adequada ao algoritmo dos mecanismos de busca. Para se certificar que você siga todos os passos necessários, foi criado o SEO Copywriting.
Para se destacar dentro do mundo digital e atrair tráfego qualificado, apenas um texto simples não é suficiente. Nesse caso, são necessárias técnicas e muita atenção para evitar ao máximo que aconteçam falhas. Chegar a esse objetivo é possível apenas se adequarmos todo o nosso conteúdo.
Entenda mais sobre a técnica do SEO Copywriting e aprenda a elevar o nível de seus conteúdos escritos.
O que é SEO Copywriting?
O SEO Copywriting é o título dado para a técnica de desenvolvimento de conteúdos em texto, seguindo as estratégias de otimização para as plataformas de busca online.
De forma resumida, essa é uma das maneiras de produzir textos propícios a serem encontrados nas pesquisas feitas dentro dos mecanismos de busca mais populares do mundo, como o Google.
Além disso, seguir as estratégias do SEO Copywriting é uma das formas de se certificar de que suas redações estejam bem estruturadas e de que contenham todas as informações que os usuários realmente buscam quando acessam esses conteúdos. Esse cuidado garante que seu público-alvo seja impactado com as produções da sua marca.
Você pode inserir o SEO Copywriting dentro de suas estratégias de Marketing de Conteúdo, se certificando que todos os seus artigos do seu blog sigam o passo a passo da estratégia.
Aproveite para conferir nosso blog e aprenda a criar sua própria estratégia de conteúdo e atrair tráfego qualificado.
Como colocar o SEO Copywriting em prática?
Para atrair tráfego relevante por meio do SEO Copywriting é preciso colocar algumas estratégias em prática. Essas orientações têm impacto direto na forma com que os algoritmos irão perceber seus conteúdos, os classificando entre pouco ou muito relevantes.
O SEO Copywriting é um trabalho bastante detalhado e, por esse motivo, muitas pessoas podem considerá-lo muito complicado ou como uma perda de tempo. Esse é um grande erro, que pode até mesmo comprometer o seu desempenho com tráfego orgânico.
Essa estratégia abrange os cuidados desde os títulos de seus artigos, até a qualidade do conteúdo. Tanto as questões técnicas, quanto a capacidade de atingir o público alvo, são fatores que devem ser analisados, pois tudo isso pode fazer diferença no momento de produzir conteúdos de destaque.
Confira abaixo as principais dicas para começar agora mesmo a aplicar o SEO Copywriting em seus conteúdos.
Invista em títulos chamativos
Ao pesquisar por algum assunto na internet, é muito comum que o usuário se interesse por conteúdos com títulos mais chamativos e que sejam condizentes com as palavras chaves pesquisadas. De certa forma podemos dizer que o título é o cartão de visitas de um conteúdo.
Sendo assim, maiores serão as chances de um usuário acessar seu site se os títulos forem muito atrativos. Existem algumas formas de se construir um título chamativo:
Use questionamentos (“Como a nova lei trabalhista afeta o seu negócio?”);
Faça listas (“10 melhores restaurantes de comida vegana”);
Desperte interesse mostrando valor de conteúdo (“Aprenda Google Ads na prática com essas dicas).
Use meta description
Sabe aquela pequena descrição que geralmente acompanha os títulos de alguns artigos pela internet? Então, existe um termo para classificá-las: meta description.
Esse é um fator que influencia diretamente no ranqueamento dos seus conteúdos nas plataformas de busca. Além disso, também é uma das formas pelas quais os usuários julgam se aquele artigo vale ou não a pena ser conferido.
Sabendo disso, é importante que você sempre planeje a meta description de todas as suas postagens. O ideal é que você use as palavras-chave do conteúdo e revele algum detalhe importante que será apresentado no texto.
Produza conteúdos relevantes
Todas as vezes que alguém lista os principais cuidados que se deve ter para manter a boa qualidade de SEO, o conteúdo relevante está sempre lá e isso não acontece por acaso. Se o seu objetivo é captar bons leads através de suas publicações, a qualidade deve sempre ser uma prioridade.
Ter um texto bem estruturado, que siga as normas gramaticais, tem o potencial de atrair muitos leitores e ainda mais do que isso, fazer com que eles sintam vontade de consumir outros materiais da sua marca.
Na prática, um texto mal estruturado muitas vezes é difícil de compreender e isso impacta diretamente no tempo de permanência das suas páginas. Ou seja, o algoritmo ao perceber que as pessoas passam pouco tempo dentro do seu site, passa a considerá-lo irrelevante.
Seu foco deve ser sempre produzir posts relevantes, que sejam condizentes com a proposta apresentada no título e que possuam qualidade de conteúdo.
Torne seu texto escaneável
Fazer com que seus textos sejam mais fáceis de serem lidos é possível por meio de um conceito chamado escaneabilidade. Com essa estratégia, você é capaz de adaptar seus conteúdos para as necessidades dos leitores virtuais, além de torná-los mais receptivos.
O objetivo da escaneabilidade é fazer com que a leitura seja mais fluida, confortável e interessante o possível. Seguir esse conceito aumenta as chances do usuário se satisfazer com o conteúdo e enfim engajá-lo.
Algumas formas de tornar seu texto escaneável, é:
Criar tópicos;
Criar parágrafos com, em média, 4 linhas;
Destacar trechos ou termos importante em negrito;
Criar intertítulos;
Alinhar o texto à esquerda;
Definir o tamanho do conteúdo de acordo com o nível de informação que se é oferecido ao usuário.
Encontre o equilíbrio entre agradar o algoritmo e a audiência
Para quem escreve para a internet, existe um grande desafio: Encontrar equilíbrio entre agradar o algoritmo e a audiência.
Porém, com ajuda de técnicas como o SEO Copywriting é possível criar um meio termo entre esses dois pontos tão importantes para o sucesso do seu tráfego orgânico. Apenas tomando esse cuidado é possível garantir que você irá encontrar seu público alvo e gerar valor à ele.
Um conteúdo que prioriza apenas a otimização corre o risco de se tornar artificial, com uma linguagem que não é compatível com o próprio público.
O SEO Copywriting é a etapa que garante um bom ranqueamento para você ser encontrado por aqueles que te buscam.
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