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Comece a trabalhar com Google Ads como um Gestor de Tráfego
Comece a trabalhar com Google Ads como um Gestor de Tráfego
Muito tem se falado sobre a expansão do mercado de Marketing Digital e sua importância para o crescimento de uma empresa. Construir uma presença sólida dentro dos canais online deixou de ser um desejo e se tornou uma necessidade para marcas de todo o mundo. Consequentemente, os profissionais que atuam nessa área ganharam muito destaque, sendo um deles, o Gestor de Tráfego.
A profissão do Gestor de Tráfego pode ser uma novidade dentro do mercado, mas sua importância já é reconhecida em muitos espaços e tende a ganhar ainda mais força nos próximos anos.
A Mazukim, pensando em ajudar a formar novos gestores de tráfego para o mercado ou até mesmo a auxiliar um empreendedor que deseja criar anúncios para a própria empresa, criou um Mini Curso de Google Ads para Iniciantes.
Neste mini curso, você irá aprender sobre tráfego, CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição), taxa de conversão, custo por conversão, ROI (retorno sobre investimento, ROAS (retorno de investimento em publicidade), estratégia de lance, CTR (taxa de cliques), conversão, página de destino e muito mais.
Quer conhecer mais do que faz um Gestor de Tráfego e entender o porquê essa profissão cresce cada vez mais dentro do mercado de serviços? Continue lendo!
Não deixe de conferir também nossos diversos artigos sobre Google Ads.
O que é Gestor de Tráfego?
Um Gestor de Tráfego é o profissional responsável por criar e gerenciar os anúncios pagos e orgânicos para uma empresa. De modo geral, sua função é se certificar de que o orçamento designado para as campanhas de Marketing Digital sejam utilizados de maneira eficiente.
Os anúncios criados pelo gestor devem seguir as necessidades estratégicas que permeiam a empresa em questão, a fim de gerar bons resultados para a marca. Além disso, esse profissional fica responsável por conquistar metas pré estabelecidas em conjunto com o cliente.
O trabalho do Gestor de Tráfego é baseado nos KPIs (Indicadores-Chave de Performance), que incluem: Aumento de engajamento; maior taxa de conversão; aumento do reconhecimento da marca entre o mercado e o público alvo e outros.
Os Gestores de Tráfego são responsáveis por atrair tráfego pago, ou seja, todo o movimento de usuários que são direcionados até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas, é parte da função desse profissional.
Qual a importância de um gestor de tráfego?
O mundo está cada vez mais digital, consequentemente, quem não se adapta fica para trás. Por isso, pudemos observar nos últimos anos um intenso esforço por parte de marcas e empresas para trazer seus negócios para o mundo digital.
Todo esse fluxo acabou gerando uma grande procura por profissionais capacitados para operarem as ferramentas necessárias durante esse processo. Independente do tamanho, empresas de pequeno a grande porte estão em busca de melhorar cada vez mais sua comunicação com os usuários na internet.
Um dos grandes responsáveis por concretizar as metas de Marketing Digital de uma empresa é o Gestor de Tráfego. Seu trabalho de conquistar novos clientes, que estejam interessados em adquirir um produto ou serviço é algo bastante cobiçado entre o mercado.
Além disso, esse profissional possui a capacidade de, através da análise de tráfego, entender o comportamento dos consumidores e com isso, criar ações efetivas, que gerem resultados para a marca em questão.
Outra vantagem de contratar um Gestor de Tráfego é o aumento das vendas. Por meio de campanhas de anúncio é possível segmentar público e conquistar leads qualificados para seu cliente ou para sua própria empresa.
Quer aprender a conquistar leads qualificados? Confira nosso artigo com 4 dicas que garantem tráfego relevante no Google Ads.
Quanto melhor for sua segmentação de clientes, maiores serão as chances de fechar negócio, como consequência, suas vendas aumentarão proporcionalmente.
O que faz um Gestor de Tráfego?
A função de um Gestor de Tráfego envolve uma série de atividades. Criar um trabalho consistente que traga resultados é trabalhoso e necessita da análise de muitos fatores para ser concretizada. Entre as atividades de um Gestor de Tráfego, está:
Definir o budget (orçamento) da campanha e planejar como o mesmo será distribuído no decorrer da campanha;
Construir e apresentar Planos de Mídia, a fim de formalizar e validar os planos de campanha;
Acompanhamento contínuo das campanhas em andamento, visualizando taxas de conversão, acesso à página, custo por clique, entre outras métricas importantes;
Distribuição do conteúdo da marca de maneira estratégica em canais que sejam condizentes com o perfil dos clientes da marca;
Produção de relatórios que apresentem os dados da campanha. A construção desses documentos pode ser feita diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou apenas após o término da campanha. Ela é extremamente importante para apresentar ao cliente o crescimento da marca a partir das campanhas de anúncio.
Construir um relacionamento próximo e confiável com seus clientes e prospects.
Além disso, o Gestor de Tráfego é capaz de atuar em diferentes canais para alavancar as vendas de um cliente. Porque, como comentamos anteriormente, é preciso distribuir os conteúdos de maneira estratégica para que a marca esteja presente nos mesmos espaços que seu público alvo.
Entre os canais mais utilizados pelas marcas e pelos Gestores de Tráfego, podemos destacar: Facebook Ads; Instagram Ads; Google Ads; Youtube Ads e Linkedin Ads.
Tipos de Gestores de Tráfego
Em muitos casos, com o propósito de se especializarem em uma área e produzirem melhores resultados para uma plataforma específica, os Gestores de Tráfego atuam dentro de nichos. Porém, ainda sim podemos encontrar no mercado profissionais capacitados, que possuem o conhecimento necessário, para criarem campanhas em diferentes redes sociais, se utilizando de estratégias variadas.
Mas com o passar do tempo, impulsionados pelo avanço da profissão, muitos gestores optaram por se especializar em apenas um segmento. A depender do tipo de experiência que esse profissional possui, ele acaba se tornando até mesmo um especialista em um mercado de vendas ou serviço específico.
Hoje, é possível encontrar tanto gestores mais flexíveis, que atendem marcas de variados segmentos, como também profissionais focados em áreas específicas, como o varejo e o e-commerce, por exemplo. Existem também gestores especializados em lançamentos, que atuam durante determinado período criando campanhas para divulgar um novo produto, marca ou serviço.
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